O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) que faz parte do Ministério Público Estadual, com a Polícia Federal e a Polícia Militar de Piracicaba agiu nesta terça-feira para executar operação que apreendeu carros e armas de investigados por suspeita de participar de organização criminosa voltada à prática de vários crimes e que seria associada ao tráfico de drogas.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Rio Claro, Americana e Santa Bárbara d’Oeste, segundo divulgação do próprio Ministério Público para a imprensa.
Segundo o MP, a investigação é decorrente da Operação Oposição, realizada em maio de 2023 na cidade de Rio Claro e que teve como alvo parte da organização criminosa no município.
O líder daquela organização, conforme o MP, ostenta grande poder financeiro, motivo pelo qual foi determinada, pela 2ª Vara Criminal de Rio Claro, a quebra de sigilos bancário e fiscal de sua pessoa física e de suas empresas.
Durante a análise das informações, notou-se intensa movimentação financeira entre ele e suas empresas com um homem morador de Americana e administrador de várias pessoas jurídicas.
Transferências feitas entre as pessoas físicas e as empresas de ambos os investigados chegaram ao montante de R$ 33.888.720,58. Esse valor foi usado como base para a determinação de sequestro de bens para a garantia do juízo.
Como resultado das buscas, a Polícia Federal apreendeu uma RAM/Rampage R/T, uma BMW/X4 e um Audi/A3, duas armas de fogo, além de máquinas e cartões bancários, documentos de empresas, anotações, computadores e celulares.
Participaram dos trabalhos três promotores de Justiça, dez policiais federais e 28 policiais militares. Todas as informações são do Ministério Público.
Foto: Ministério Público