GRUPELHOS E GRUPINHOS
- HISTÓRIAS NEM TÃO FICTÍCIAS #005: E por três vezes sua cabeça fora pedida na bandeja, mesmo com toda sua submissão ao alcaide. Porém, um de seus colegas evitou tal desfecho. Com a sobrevida ganha, permaneceu, em função figurativa, até o momento que a vontade do reizinho se virou contra o colega, o mesmo que tinha evitado sua demissão. Agindo, como é de sua natureza, o aloprado se uniu ao reizinho e riu na exoneração de seu “colega” protetor.
- A VIDA COMO ELA É: Como levar a sério grupelho que acredita piamente que administrar uma cidade é igual administrar um clube de campo?
- A VIDA COMO ELA É II: Como levar a sério um diretor que se considera apto só por saber executar fórmulas e configurar planilhas no Excel?
- A VIDA COMO ELA É III: Como levar a sério um planejamento que sequer é lido por quem solicitou? Feito, na maioria das vezes, nas coxas e só para entregar aos superiores hierárquicos?
- A VIDA COMO ELA É IV: Para o servidor público, que carrega o piano nas costas, o período eleitoral é o mais traumático. Pois é um prenúncio a chegada de um monte de chefes e assessores que levarão três anos e meio para entender como as coisas funcionam e para que servem…
- PAIDEIA: “A educação deve ser um despertar para a filosofia, para a literatura, para a música, para as artes. É isso que preenche a vida. Esse é o seu verdadeiro papel.” – Edgar Morin
- AFRODISÍACO: […] Mas mais do que um afrodisíaco, o poder pode ser uma droga e como uma droga tornar-se num vício com todos os seus efeitos: incapacidade de resistir à tentação, subordinação de tudo o resto e recurso a todos os meios para o manter, perda do sentido do real e negação da situação objetiva – Esther Mucznik.
- EDUCAR PRA QUÊ?: […] De todos os meios para assegurar a duração de um regime, o mais importante é aquele que todo mundo negligencia atualmente: é o sistema de educação conforme um regime. Não se terá nenhum benefício das leis, mesmo que sancionadas por unanimidade dos membros da cidade, se estes últimos não têm hábitos e atitudes e uma educação no espírito da constituição. ARISTÓTELES. Éthique à Nicomaque. Paris: Vrin, 1310 a 12, trad Tricot, 1990
Foto: Divulgação