A Fórmula 1 está fazendo neste final de semana sua tradicional passagem pelo continente americano, cancelada no ano passado por conta da pandemia da Covid-19. E o GP dos Estados Unidos é o primeiro de três eventos na região, abrindo a reta final da temporada 2021 com uma disputa que segue quente.
Com o segundo lugar na Turquia, Max Verstappen voltou à liderança do Mundial, aproveitando as condições adversas da pista para virar o jogo contra Lewis Hamilton, que segue bem próximo, apenas seis pontos atrás.
Mas Austin pode ser o ponto de uma nova virada no jogo, com a própria Red Bull acreditando que a pista americana deva favorecer os carros da Mercedes. Sem novas trocas de unidades de potência à vista, Hamilton e Verstappen devem ir com tudo para maximizar as oportunidades de pontuar.
Entre os construtores, a situação já é mais confortável para a Mercedes, que abre 33 pontos em relação à Red Bull. O mesmo pode ser dito para Valtteri Bottas na luta pelo terceiro lugar entre os pilotos. Com a vitória na Turquia, o finlandês abre importantes 32 pontos de vantagem para Lando Norris, enquanto Sergio Pérez se encontra 42 atrás.
Diferentemente dos GPs anteriores, o final de semana em Austin não deve ter influência da chuva, com possibilidades que não chegam a 25% nos três dias, e o calor também não deve ser um fator tão preponderante, com máximas de 31º, 30º e 29º nesta sexta, sábado e domingo, de acordo com o portal Weather.com.
O final de semana em Austin traz ainda a etapa final da W Series, categoria composta apenas por pilotos mulheres que vem acompanhando a F1 ao longo de 2021.
Confira a programação do GP em Austin:
Treino Livre 1 Sexta-feira 13h30 Bandsports
Treino Livre 2 Sexta-feira 17h Bandsports
Treino Livre 3 Sábado 15h Bandsports
Treino Classificatório Sábado 18h Band e Bandsports
Corrida Domingo 16h Band
Por E. Cortez / Foto: Tilke GmBH