Depois de duas semanas de corridas consecutivas, a F1 teve uma pausa no calendário da temporada 2023, mas já retorna com a próxima etapa no final de semana, entre os dias 16 e 18 de junho.
O calendário previa três datas seguidas de corridas nas últimas semanas. Entretanto, a disputa na Emília-Romanha precisou ser cancelada por conta do caos climático instaurado na região devido às fortes chuvas, que alagaram não apenas o circuito italiano como também as cidades ao redor.
E o GP está confirmado, mesmo por conta da situação que assola o país: a fumaça dos incêndios florestais que chegou a ser tão intensa a ponto de afetar dezenas de milhões de residentes com alertas sobre a qualidade do ar.
Os incêndios começaram no início de junho na província canadense de Quebec, influenciados pelo clima seco e quente, além de vários raios.
E sua propagação foi rápida. De 36 incêndios iniciais, cresceu para mais de 100 após uma tempestade em 1º de junho.
Contudo, a Environment Canada aliviou o alerta para Montreal, acrescentando que a qualidade do ar retornou a “baixo risco” neste último final de semana.
“O evento não está em risco”, declarou um porta-voz da F1 a várias fontes internacionais.
Assim, as atividades começam na sexta-feira com os dois primeiros treinos livres do final de semana, agendados para 14h30 e 18h, ambos no horário de Brasília.
No sábado, acontece mais um treino livre e, na sequência, acontece a classificação às 17h. A corrida está programada para acontecer no domingo, 18h de junho, às 15h, também no horário de Brasília.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação