A organização da F1 confirmou a mudança de formato no GP do Azerbaijão com duas classificações. Nesta sexta-feira, será realizada a classificação para o grid da corrida principal, que ocorre no domingo, às 8h (de Brasília). No sábado, classificação para a corrida sprint, que acontece no mesmo dia, e vale pontos para a tabela de classificação individual dos pilotos.
A medida foi anunciada com o objetivo de entreter os fãs de automobilismo não só no GP principal, mas também ao longo de todo o evento em Baku, capital do Azerbaijão. Antes, eram realizados três treinos livres, uma corrida de classificação para o grid principal e o Grande Prêmio. Agora, o fim de semana será repleto de atrações que contam para a pontuação no circuito.
A corrida sprint será, portanto, um evento independente. A corrida de classificação para a prova sprint durará apenas 30 minutos e um desenho semelhante ao grid oficial. O primeiro colocado da corrida sprint conquista oito pontos, enquanto o segundo fica com sete, o terceiro com seis, até o oitavo colocado, que recebe um ponto.
A classificação para a corrida de domingo é separada em três partes: o Q1, que terá 12 minutos e eliminará cinco pilotos; o Q2, será realizado em 10 minutos e eliminará outros cinco; o Q3, que define os 10 primeiros colocados e o pole da sprint em oito minutos. Os pneus médios são obrigatórios para Q1 e Q2, enquanto os macios são utilizados no Q3.
Alguns nomes importantes da Fórmula 1 elogiaram as mudanças, enquanto outros criticaram o novo modelo. Verstappen, da Red Bull, foi um dos que não gostaram das alterações, ressaltando que é uma forma artificial de aumentar a emoção do evento. Já Lewis Hamilton, da Mercedes, aprovou as mudanças visando o entretenimento.
CONFIRA OS HORÁRIOS DO GP DO AZERBAIJÃO:
Sexta-feira, 28 de abril
Treino livre 1: 6h30 (BandSports)
Classificação para domingo: 10h (Band)
Sábado, 29 de abril
Classificação para a sprint: 5h30 (BandSports)
Corrida sprint: 10h30 (Band)
Domingo, 30 de abril
Corrida: 8h (Band)
Por E. Cortez / Foto: Divulgação