E finalmente chegou a hora: Interlagos recebe a Fórmula 1 com atividades já a partir desta sexta-feira para o GP de São Paulo. E pelo quarto ano consecutivo, o circuito paulistano vai ser palco do formato sprint, que conta com duas corridas no final de semana, trazendo ainda mais emoção aos fãs dentro de um campeonato com disputas muito acirradas nesta reta final da temporada.
O formato sprint indica que a ação começa para valer neste primeiro dia de atividades na pista, já que acontecerá o único treino livre do final de semana. A sessão vai começar às 11h30 e terá duração de 60 minutos para as equipes encontrarem o melhor acerto para os carros.
Na sequência, às 15h30, acontece a classificação sprint que define o grid de largada para a corrida curta de sábado. A disputa dura aproximadamente 45 minutos e é composta pelos segmentos SQ1, SQ2 e SQ3 para a definição da pole.
Sábado e domingo
A programação do segundo dia do GP de São Paulo engloba a disputa da corrida sprint e a classificação para a prova principal.
A partir das 11h deste sábado, vai ser dada a largada para a corrida curta ao longo do traçado de 4.309km de Interlagos.
A sprint distribui pontos apenas para os oito primeiros colocados. O vencedor recebe oito pontos, o segundo sete e assim sucessivamente até o oitavo colocado que anota um tento.
Sem tempo para descanso, os carros voltam à pista às 15 horas para a classificação que forma o grid de largada para a disputa de domingo, com largada às 14 horas.
A TV Band exibe a corrida e a classificação. Já a Bandsports transmite os treinos e a classificação.
Com a vitória de Carlos Sainz no GP do México, a disputa pelo título entre Max Verstappen, Lando Norris e Charles Leclerc, hoje liderada pelo piloto da Red Bull, segue em aberto. Ao todo, 47 pontos separam o holandês do britânico, enquanto a diferença entre Norris e Leclerc é de apenas 18 tentos.
No ano passado, o GP de São Paulo recebeu um público recorde, com a presença de mais de 267 mil pessoas nos três dias de competição. Para este ano, a expectativa é receber 300 mil pessoas, com um terço do público composto por estrangeiros.
Por E. Cortez / Foto: