Na madrugada deste domingo (19), ainda noite do sábado no estado americano de Nevada, Max Verstappen venceu o GP de Las Vegas e enfileirou o 18º triunfo do ano.
Ele recebeu punição de 5s logo no começo por empurrar Charles Leclerc para fora do traçado na primeira curva da corrida. Quando fez o pit-stop e cumpriu a punição, voltou bem atrás e teve de recuperar. E ainda chegou a sofrer dano na asa dianteira após um toque com George Russell.
Em dado momento, parecia que Sergio Pérez venceria a corrida, mas o mexicano permitiu a ultrapassagem de Leclerc. Enquanto os dois lutavam, Max chegava. Com 12 voltas para o fim, o campeão passou Leclerc de novo e assumiu a ponta para não mais perder. Foi a vitória 53 de sua carreira, e com isso se igualando a Sebastian Vettel – atrás apenas de Michael Schumacher e Lewis Hamilton.
No fim da corrida, o piloto da Ferrari ainda fez uma ultrapassagem impressionante sobre Sergio Pérez para garantir a segunda posição no pódio. Pérez recebeu a bandeirada em terceiro e garantiu o vice-campeonato de 2023.
O top-10 foi concluído com Esteban Ocon, Lance Stroll, Carlos Sainz, Lewis Hamilton, Russell, Fernando Alonso e Oscar Piastri, que ainda ficou com a melhor volta e o ponto extra.
A corrida ainda registrou um acidente.
Na quarta volta, Lando Norris perdeu a traseira da McLaren na aproximação da curva 12 e acabou batendo com força no muro, levantando faíscas. O carro ainda foi parar na área de escape do circuito urbano.
O piloto saiu sem maiores problemas, mas teve de ser encaminhado para um hospital próximo para atendimento de precaução.
A Fórmula 1 retorna entre os dias 24 e 26 de novembro, com o GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, 22ª e última etapa da temporada 2023.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação