Logo após uma etapa movimentada em Interlagos, o paddock da principal categoria do automobilismo mundial está no Oriente Médio para o GP de Abu Dhabi, que encerra a temporada 2022, horas antes da primeira partida da Copa do Mundo no Catar.
Enquanto os títulos de 2022 já estão decididos para Max Verstappen e Red Bull, as brigas pelos vice-campeonatos seguem em alta.
Entre os pilotos, Charles Leclerc e Sergio Pérez chegam a Abu Dhabi empatados, com 290 pontos cada, com vantagem para o monegasco pelo maior número de vitórias no ano.
Já nos Construtores, apenas 19 separam Ferrari de Mercedes.
O fim de semana marca ainda a despedida de um gigante da categoria: Sebastian Vettel fará sua 299ª e última corrida na categoria. E o tetracampeão não deve ser o único dando adeus, com Daniel Ricciardo e Nicholas Latifi, sem vagas no ano que vem, com dúvidas sobre um potencial retorno no futuro.
É importante lembrar que as atividades no circuito de Yas Marina não acabam com a bandeira quadriculada no domingo.
Na semana que vem, as equipes fazem os testes de pós-temporada e os testes de jovens talentos, que contarão com os brasileiros Felipe Drugovich na Aston Martin e Pietro Fittipaldi na Haas.
Os testes devem trazer ainda algumas estreias de 2023, como Fernando Alonso na Aston Martin, Pierre Gasly na Alpine, Nyck de Vries na AlphaTauri e mais.
Veja a programação do GP de Abu Dhabi:
Treino Livre 1 Sexta-feira 07h Bandsports
Treino Livre 2 Sexta-feira 10h Bandsports
Treino Livre 3 Sábado 07h30 Bandsports
Classificação Sábado 11h Band e Bandsports
Corrida Domingo 10h Band
Por E. Cortez / Foto: F1