O líder do campeonato, Lewis Hamilton, voltou às vitórias domingo no Grande Prêmio da Rússia, quebrando a sequência de três vitórias dos seus rivais da Ferrari.
Hamilton largou em segundo, mas foi superado por Sebastian Vettel antes da primeira curva enquanto o alemão aproveitava um vácuo proposital concedido pelo pole position Charles Leclerc, como parte da estratégia da Ferrari.
Após algumas voltas, Leclerc reivindicou sua posição pelo rádio da equipe. “Eu fiz o combinado, está na hora de devolver minha posição”. Vettel não concedeu e alegou que o monegasco “não estava próximo o suficiente”.
As posições se mantiveram até as paradas nos boxes quando a Ferrari chamou Leclerc primeiro, para que o monegasco e dono real da posição reassumisse a liderança no ‘undercut’.
Leclerc parou e voltou atrás das Mercedes – com a equipe alemã em estratégia diferente largando de macios – enquanto Vettel ficou na pista algumas voltas. Saindo de sua parada nos boxes, a SF90 de Vettel apagou forçando o abandono do piloto e chamando o Safety Car para retirada de sua Ferrari.
Hamilton aproveitou e fez sua parada, colocando os pneus macios e voltando na liderança até receber a bandeira quadriculada sem ser ameaçado. Valtteri Bottas foi o segundo colocado e Leclerc completou o pódio.