Após uma passagem movimentada por Miami, a Fórmula 1 volta à Europa e desembarca no Velho Continente, em uma das pistas mais tradicionais da categoria. É hora do GP da Espanha, em Barcelona, em um fim de semana com programação lotada no Circuito da Catalunha.
Com três vitórias para a Red Bull e duas para a Ferrari, a disputa pelo título parece concentrada entre Max Verstappen e Charles Leclerc. Apesar do monegasco seguir na liderança do Mundial, o momento parece mais a favor do holandês, que acumula duas vitórias nas duas corridas desde que a Red Bull introduziu um pacote de atualizações.
Mas o time italiano promete trazer seu primeiro pacote de atualizações do ano, que já foi à pista na última semana em Monza, em um dia de filmagem “ultrassecreto”.
A F1 não corre sozinha neste fim de semana na Espanha, com as três categorias de apoio correndo juntas.
Fórmula 2
Na Fórmula 2, Felipe Drugovich vai tentar manter a boa forma do começo da temporada e recuperar a liderança do campeonato em cima de Théo Pourchaire. A diferença dos dois é de apenas dois pontos, enquanto o terceiro colocado, Jehan Daruvala, se encontra mais atrás, com 36. O fim de semana também é importante para Enzo Fittipaldi, que vai tentar construir em cima do ótimo pódio conquistado na última corrida, em Ímola.
Fórmula 3
Já a Fórmula 3 realiza a terceira etapa da temporada, com uma disputa apertada na ponta: Victor Martins e Arthur Leclerc estão empatados, com 36 pontos cada, mas são seguidos de perto por Roman Stanek (33), Jak Crawford (32) e Isack Hadjar (31). Já Caio Collet busca se recuperar após a etapa em Ímola, onde não pontuou em nenhuma das duas provas.
W Series
Para fechar, a W Series corre pela segunda vez no ano, após a rodada dupla de Miami. A bicampeã Jamie Chadwick começou a temporada com tudo, vencendo as duas provas e abrindo uma boa vantagem para a segunda colocada, Nerea Martí: 50 a 23. A brasileira Bruna Tomaselli tenta crescer na tabela, construindo em cima do bom quinto lugar na corrida de abertura do campeonato.
Confira a programação:
Fórmula 1
- Treino Livre 1 Sexta-feira 09h Bandsports
- Treino Livre 2 Sexta-feira 12h Bandsports
- Treino Livre 3 Sábado 08h Bandsports
- Classificação Sábado 11h Band e Bandsports
- Corrida Domingo 10h Band
Fórmula 2
- Classificação Sexta-feira 13h30 Bandsports
- Corrida 1 Sábado 12h40 Bandsports
- Corrida 2 Domingo 06h35 Bandsports
Fórmula 3
- Classificação Sexta-feira 10h30 Bandsports
- Corrida 1 Sábado 06h Bandsports
- Corrida 2 Domingo 05h05 Bandsports
W Series
- Classificação Sexta-Feira 14h25 SporTV
- Corrida Sábado 09h40 SporTV
F1 decide não substituir o GP da Rússia e temporada terá 22 provas
A Fórmula 1 decidiu não substituir o cancelado GP da Rússia no calendário com um novo evento no fim de semana de 23 a 25 de setembro. Com isso, a temporada 2022 terá oficialmente 22 corridas, o mesmo número do ano passado.
A decisão cria uma folga de duas semanas entre o fim da temporada europeia em Monza, no dia 11 de setembro, e o começo das provas fora em 02 de outubro, com o GP de Singapura.
A corrida de Sochi foi cancelada, além da rescisão do contrato da F1 com a organização do GP da Rússia, pouco após a invasão à Ucrânia. A categoria iniciou imediatamente a busca por palcos alternativos, em busca de manter o número previsto de 23 provas.
Por E. Cortez / Foto: Divulgação