O governo austríaco sinalizou na quarta-feira (15) que poderá autorizar a realização do Grande Prêmio da Áustria em 2020 sem a presença do público.
Este posicionamento ocorreu após entrevista coletiva de Werner Kogler, Ministro dos Esportes e Vice-Chanceler do governo local. A data prevista para a realização do GP, dia 5 de julho, também foi mantida.
Entretanto, o ministro também ressaltou que a logística para realizar uma corrida de F1 sem público é “muito mais complexa” do que uma partida de futebol, por exemplo.
Até o momento, nove etapas da Fórmula 1 foram adiadas na atual temporada, incluindo os cancelamentos dos GPs de Mônaco e da Austrália.
GP da França pode ser adiado ou ocorrer também sem espectadores
Ainda em termos de Grandes Prêmios, oficialmente o GP da França ainda está agendado para o dia 28 de junho e seria o início oficial da temporada de Fórmula 1 em 2020. No entanto, agora que o Tour de France também foi adiado, parece cada vez mais improvável que a corrida possa ocorrer em Paul Ricard.
A ASO, organizadora do Tour de France e eventos esportivos como as 24 Horas de Le Mans e o Rally Dakar, anunciou que a volta de ciclismo será adiada. O festival de ciclismo teve uma nova data anunciada para 29 de agosto, já que o evento de bicicletas sem uma platéia não é uma opção para eles e, portanto, decidiu adiar.
O ASO fez o mesmo com as 24 horas de Le Mans, que está agendada para os dias 19 e 20 de setembro. Isso os coloca à frente de Paul Ricard na organização da corrida de Fórmula 1, que parece estar aguardando uma decisão final. No entanto, parece que, se houver corrida em 28 de junho, também será sem público presente, a exemplo da Áustria.
GP da Bélgica também tem risco de não acontecer
Por sua vez, o Grande Prêmio da Bélgica – que está no calendário para 30 de agosto -, continua incerto e há uma boa chance de que a corrida também seja adiada.
Durante uma consulta ao Conselho de Segurança Nacional da Bélgica, foi decidido que nenhum evento esportivo deve ocorrer no país, até setembro de 2020.
O GP da Bélgica, portanto, está dentro dessas novas medidas. Inicialmente, essa medida já estava em vigor, mas até 3 de maio. Portanto, não havia motivo para preocupação, mas isso mudou agora. O circuito e a Fórmula 1 ainda não se pronunciaram oficialmente.
Se o GP da Bélgica também for adiado, isso tornará o calendário ainda mais complicado. Outra opção é realizar a corrida a portas fechadas.
Foto: Leanne Boon/Octane Photographic Ltd