E a Fórmula 1 dá sua largada para a temporada 2020, quase quatro meses depois da data original. A corrida na Áustria, no circuito Red Bull Ring, acontece neste domingo (5).
Será a primeira de duas provas no circuito localizado na região montanhosa da Estíria, e grandes surpresas podem ocorrer, uma vez Hamilton liderou os três treinos livres, mas perdeu a pole position para o companheiro Valtteri Bottas.
O finlandês ficou atrás de Hamilton em todas as sessões, mas deu o troco na classificação, com o tempo de 1min02s939, e fez a pole com apenas 12 milésimo de vantagem para Hamilton.
Terceiro no grid, Verstappen será o único piloto do top 10 a largar com o pneu médio, potencialmente mais lento na largada, porém mais durável ao longo da corrida, uma vez que os pilotos largam com os pneus que usaram na segunda parte da classificação. Os demais, inclusive as Mercedes, optaram pelo composto macio.
Já o destaque negativo ficou por conta de Sebastian Vettel, que não passou da segunda parte da classificação. Ele vai largar em 11º na mesma pista em que a Ferrari fez a pole no ano passado.
Você poderá acompanhar a corrida, a partir das 10h na TV Globo e na BandNews FM (transmissão começa às 9h30).
FIA rejeita protesto da Red Bull sobre o sistema de direção da Mercedes
Os comissários da FIA rejeitaram o protesto da Red Bull contra o sistema de direção de eixo duplo (DAS) da Mercedes, antes do GP da Áustria desse domingo (5).
A Mercedes estreou a inovadora solução durante os testes de pré-temporada, permitindo que os pilotos Lewis Hamilton e Valtteri Bottas ajustassem o ângulo da direção do carro de dentro do cockpit, usando o volante.
Muitos dos rivais da Mercedes questionaram a legalidade do sistema, que já foi proibido para temporada de 2021.
Depois que a Mercedes usou o DAS em seus dois carros nos treinos no Red Bull Ring na sexta-feira, a Red Bull apresentou formalmente um protesto aos comissários sob dois artigos do regulamento técnico.
Porém os comissários emitiram uma declaração confirmando que haviam rejeitado o protesto.
Mas esse pode ter sido o objetivo da Red Bull o tempo todo. Em entrevista na manhã deste sábado, o chefe da Red Bull, Christian Horner, deu indícios de que a equipe teria desenvolvido um DED próprio durante a paralisação e que estaria pronto para ser usado, inclusive neste final de semana. Vamos conferir!
Foto: Getty Images