No evento de lançamento do Programa Água é Vida no Palácio dos Bandeirantes, nessa quinta-feira (7), em São Paulo, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente confirmou a contratação do projeto executivo para a construção de barragem entre Rio Claro e Ipeúna, na rota do Rio Passa Cinco. O objetivo do governo paulista é fortalecer a Bacia do PCJ – rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí para que Rio Claro, Piracicaba e região tenham melhores condições de enfrentar os períodos de estiagem como a que ocorre nesta fase do ano. O projeto irá beneficiar cerca de 2,1 milhões de habitantes.
O município foi representado no evento pelo vereador Julinho Lopes (Progressistas), presidente do Conselho Fiscal do Consórcio da Bacia do PCJ. “É preciso planejar melhor o uso da água. A reserva hídrica é eficaz para que os municípios possam ter fôlego maior em longos períodos de seca”, disse o vereador. “O projeto técnico vai apontar o melhor local para a construção desta barragem. Não é uma obra local, mas sim regional. Quando discutimos o abastecimento de água é preciso levar em conta o curso dos rios. O que acontece em uma cidade reflete diretamente em outra próxima”, disse Julinho Lopes.
A fala do vereador de Rio Claro é ratificada pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Infraestrutura de Meio Ambiente de São Paulo. Para o secretário Executivo da pasta, Luiz Ricardo Santoro, não adianta pensar na crise hídrica somente em tempos de estiagem. “Para resolver o risco de desabastecimento temos de adotar medidas. A construção de barragem é uma maneira segura de implantar uma reserva hídrica em determinadas regiões. Por isso, estamos firmando essa parceria com Rio Claro que está localizada em área privilegiada do Estado e da Bacia do PCJ”, disse o secretário.
Para a coordenadora Executiva da secretaria, Helena de Queiroz Carrascosa von Glehn, a barragem pretendida faz parte de um conjunto de medidas para dar segurança hídrica à Bacia do PCJ. “Vamos também atualizar o cadastro de propriedades rurais para que possamos avançar com o programa de conservação de nascentes”, disse a coordenadora a Julinho Lopes.
Também presente no evento, o Secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, afirmou à Julinho que ontem foi dado o primeiro passo para a realização de um sonho: “Com essa barragem vamos garantir o abastecimento aos municípios de Rio Claro e região nas épocas de estiagem”, disse o secretário ao se referir das cidades que utilizam o Rio Passa Cinco.
O Estado planeja a construção de duas barragens na região da Bacia do PCJ (Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), com previsão de investimentos de aproximadamente R$ 150 milhões.
Foto: Divulgação