No Dia Nacional dos Surdos, comemorado na quinta-feira (26), o governo federal lançou o projeto Libras Gov, que vai criar novos sinais para a comunidade surda, que tem o objetivo de possibilitar, via Língua Brasileira de Sinais (Libras), o acesso de cidadãos surdos brasileiros, profissionais intérpretes de Libras, comunidade surda, entre outros, a termos específicos do governo federal e a informações relacionadas ao campo dos três Poderes que compõem a República Brasileira.
Serão desenvolvidos vários passos do projeto. A primeira etapa é a produção e divulgação de vídeos apresentando os sinais que identificam as pessoas e funções do presidente da República, do vice-presidente da República, da primeira-dama, da segunda-dama, de ministros de Estado e do porta-voz. As demais autoridades serão incluídas nas fases seguintes do projeto. Os vídeos estarão disponíveis no portal e YouTube do Planalto, além das redes sociais do Governo Federal.
O Dia Nacional dos Surdos, comemorado em 26 de setembro, é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, no Rio de Janeiro, conhecida como Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), atualmente vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O mês de celebração é também chamado de Setembro Azul.
RIO CLARO
A Escola Municipal Professor Armando Grisi está localizada no bairro Jardim Paulista II, e atende 543 alunos, sendo 431 do Ensino Fundamental e 112 da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Destes alunos, 16 são público-alvo da Educação Especial (PAEE), incluindo alunos surdos, autistas (TEA), alunos com paralisia cerebral e deficientes intelectuais.
A Unidade Educacional (UE) é considerada no município como polo e referência no atendimento de alunos surdos. “É uma escola bilíngue e conta com o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para alunos surdos e ouvintes, tornando a escola mais inclusiva e acessível. Neste ano, temos quatro alunos surdos matriculados e, no próximo ano, receberemos mais alunos no 1º ano”, esclareceu a diretora Priscilla Gama Cardoso.
Como em todos os anos, atividades são realizadas para comemorar o Dia do Surdo, lembrado em 26 de setembro. A festividade ocorreu também para celebrar os 20 anos da escola e a abertura da Semana da Pessoa com Deficiência. “A festa tem a finalidade de apresentar o trabalho desenvolvido na escola, com a multiplicidade de práticas e ações inclusivas, difusão da cultura surda, valorização a Libras, bem como apresentação da trajetória da Unidade Educacional nestes 20 anos”, comentou a diretora.
Além das apresentações culturais e musicais, foi realizada também uma exposição fotográfica, exposição de memórias da escola e do patrono, apresentação do documentário em homenagem à história da escola, elaborado sob a orientação da professora Silmara Camargo e a apresentação do hino da escola, com a letra da ex-professora Zínia Maria Nunes.
A escola foi fundada em 11 de setembro de 1999, inicialmente com o nome “Escola Municipal de Ensino Fundamental (E. M. E. F.) Jardim Paulista II”, que foi alterado pela Lei nº 3.170, de 21/05/2001, para E. M. E. F. Professor Armando Grisi e, em 19/08/2005, pela Lei nº 3.549, para o nome atual “Escola Municipal (E. M.) Professor Armando Grisi”.