O Governo de São Paulo inaugurou, nesta sexta-feira (18), a Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) em Piracicaba. A unidade, que está em funcionamento desde 2020, reúne todas as atividades de polícia especializada, trazendo mais organização e eficiência. Na mesma ocasião, foi descerrada a placa da reforma do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 9 (Deinter-9). Com investimento de R$ 687.479,67, a melhoria estrutural proporciona instalações mais adequadas para o desenvolvimento do trabalho dos policiais e do atendimento ao público.
Subordinada ao Deinter-9, a Deic de Piracicaba é composta pela junção das delegacias de investigações Gerais (DIG), Sobre Entorpecentes (Dise) e sobre Homicídios, além do Grupo de Operações Especiais (GOE).
A unidade, que está em funcionamento desde fevereiro de 2020, atua no combate ao crime organizado, lavagem de dinheiro, homicídios, crimes contra o patrimônio (latrocínio e roubos a banco, por exemplo) e tráfico de drogas, além de promover ações preventivas com GOE.
Estrutura da Deic
A Deic funciona em prédio alugado na Rua Dom Pedro I, 2231, no bairro Nova América, em Piracicaba. As dependências da unidade estão divididas em andar térreo, contendo quatro salas e um banheiro 1º pavimento com seis salas, dois banheiros e uma cozinha; 2º pavimento contendo oito salas, dois banheiros, uma cozinha; área externa com uma cozinha, duas celas, um depósito e um banheiro; e amplo estacionamento. Toda essa estrutura comporta uma equipe de 42 policiais, sob a chefia do delegado Wilson Lavorenti. Apenas em 2021, o efetivo foi responsável pela detenção de 311 pessoas e apreensão de 1,5 tonelada de drogas.
Reforma da sede do Deinter-9
Mais de R$ 687 mil em recursos estaduais foram investidos na melhoria estrutural da unidade. Além de melhorar as condições de trabalho dos policiais, a medida aprimora o atendimento à população.
O Deinter-9 está localizado na Avenida Trinta e Um de Março, no bairro Higienópolis, em Piracicaba. O mesmo prédio abriga a Delegacia Seccional de Piracicaba. Durante a obra, foi mantido atendimento no prédio, sem prejuízo ao funcionamento. O imóvel conta com uma sala de almoxarifado, uma de reunião, uma copa e cozinha, oito salas administrativas, quatro para delegados de polícia, um saguão para recepção, duas salas cofre, cinco banheiros e duas salas que abrigam o Centro de Comunicações e Operações (Cepol) da Polícia Civil.
Já a Delegacia Seccional de Polícia de Piracicaba, no pavimento térreo, abriga três salas de delegados de polícia, duas de investigação, oito administrativas, um arquivo, cinco banheiros e uma copa/cozinha, além do saguão de recepção. O Deinter-9 é chefiado pelo delegado Kleber Antonio Torquato Altale.
Foto: Governo do Estado de São Paulo