Iniciada há 14 dias, transição de governos termina no dia 30 de dezembro, nesse período uma comissão formada por integrantes do governo atual e por pessoas nomeadas pelo prefeito eleito, trocam as informações necessárias para a mudança de gestão.
Segundo o vice-prefeito eleito, Rogério Guedes, a transição está ocorrendo de forma tranquila. “Estamos tendo o total apoio do prefeito Bellagamba”, ressaltou Guedes. Integrante também da comissão, o vereador Anderson Christofoletti também declarou que os encontros entre os membros da transição vem ocorrendo de forma colaborativa. “Estamos conseguindo levantar muitas informações úteis para apresentar à nova administração”, disse.
Ricardo Gobbi, secretário de governo da atual administração, informou que tudo corre de forma tranquila, sendo que, as reuniões secretariais já foram realizadas. “Com a Reforma Administrativa, houve um empoderamento dos funcionários públicos no exercício das funções e eles tem condições de continuar com tranquilidade no exercício das funções durante a transição. É um revés que se mostrou muito providencual nessa questão da transição”, ressaltou Gobbi.
O cientista política Murylo Muller Cesar, que também integra a comissão, explicou que todo o processo vem ocorrendo de forma sistemática, de forma que o gestor que assumir a pasta encontre todas as informações necessárias para realizar o trabalho. Como os gestores ainda não foram definidos para cada secretaria, a comissão realiza o trabalho em conjunto. “Já fizemos obras e habitação. Dividimos alguns membros da comissão e vamos até a secretaria para conversar com os gestores e estamos sendo muito bem recebidos”, conta.
Murylo explica que cada secretaria recebe um questionário com 11 itens, questionando sobre contratos, quantidade de funcionários, número de comissionados, entre outras informações. “Pedimos para que nos enviem essas informações e elas estão sendo organizadas e já separadas para que o secretario que for assumir tenha esse diagnóstico, que não é complexo, mas que vai possibilitar que o gestor tenha um material para assumir com certa tranquilidade”, esclarece.
Uma das questões que já vem sendo levantadas no processo de transição são os contratos com a prefeitura e que estão na iminência de vencer. “Estamos questionando se tem algum contrato vencendo rápido, em janeiro e fevereiro, e pedindo para que seja feita a renovação. O mais preocupante é a questão do lixo, o contrato vence em 12 de fevereiro, mas esse contrato será exceção e deve ser analisado pelo novo governo”, aponta.
Integram a comissão, segundo indicação do prefeito eleito: Rogério Marchetti, Dr. William Nagib Filho, Dr. Anderson Christofoletti, Dra. Rosa Catuzzo, Dr. Euclides Jutkoski, Dr. Heitor Alves, Murylo Muller Cesar, Nathália Spatti Delazeri, Dr. Marco Aurélio Mestrinel, Yves Carbinatti, Dr. Auro Mendes, Rogério Guedes e Vanessa Magri. Os membros indicados pelo Chefe do Executivo: Dr. Alessander Kemp Marrichi, Dr. Rodrigo Ragghiante, Dr. Ricargo Gobbi e Silva, Gilmar Dietrich, Maurício Monteiro, Adriano Moreira e Érica Cristina Belomi.
Foto: Divulgação