O mais vencedor time do futebol amador de Rio Claro está em festa. No dia 12 de agosto de 1930 era fundado o Cidade Nova Futebol clube, o rubro-negro do tradicional bairro “além linha”.
Segundo o saudoso pesquisador José Roberto Sotero, que, em tempos idos, escreveu a coluna “Ampulheta Esportiva” neste jornal Diário, o Cidade Nova FC soma ao longo de sua gloriosa trajetória no futebol rioclarense, 6 títulos na Várzea, nos anos de 1931, 1932, 1933, 1937, 1942 e 1949 e 10 títulos no Amador.
Na década de 1970, não tinha pra ninguém no futebol amador rioclarense. O Cidade Nova FC colecionava títulos em sequência. Foi assim, no tetra campeonato conquistado no período de 1973,1974,1975 e 1976. A escrita foi quebrada em 1977, quando a Associação Atlética Santana faturou o título pela primeira vez. Mas foi retomada já em 1978 e repetida em 1979. Antes, em 1970, o Cidade Nova FC já havia levantado a taça de campeão amador.
As mais recentes conquistas foram nos anos de 2000 e 2013. A agremiação tem sede no estádio 3º. Distrital, que leva o nome de Palmínio Altimari, um de seus mais valorosos dirigentes.
O clube orgulha-se da arquibancada coberta, do gramado impecável e das torres de iluminação do estádio III Distrital que os dirigentes e torcedores do rubro-negro rioclarense chamam carinhosamente de “Arena Cidade Nova”.
Atualmente, o clube é presidido por Vanderlei Aparecido da Costa, o Pirulito, ex-craque profissional do Velo Clube e que vestiu também a gloriosa camisa rubro-negra do Cidade Nova FC, sagrando-se campeão amador no ano de 2000, em competição promovida pela Liga Municipal de Futebol.
Pirulito falou com exclusividade ao jornal Diário do Rio Claro para deixar uma mensagem à toda coletividade do Cidade Nova FC: “Nesta data especial para nós todos da diretoria do Cidade Nova Futebol Clube quero agradecer cada um que veste a camisa rubro-negra e torce para o nosso time. Aproveito e convido as pessoas que ainda não conhecem o Cidade Nova FC que venham nos prestigiar. Serão muito bem-vindos, porque, juntos somos mais fortes. Abraço e gratidão a todos! E parabéns, Cidade Nova FC, o mais querido!”.
Entre os atletas que desfilaram sua arte de jogar futebol, honrando com dedicação tradição e glórias do Cidade Nova FC, ao longo do tempo, estão Parreira, Marcão, Nato, Becaro, Catuzzo, Zago, Rodela, Grossinho, Ico e Orlando, entre tantos outros.
CIDADE NOVA FC É FINALISTA DO MÁSTER 5.0
Além do amador, o Cidade Nova FC se dedica também às outras categorias, a exemplo do time Máster 5.0 que, no próximo sábado (16), no estádio III Distrital, às 16 horas, decide o título da temporada, contra o Grêmio da Bela Vista. E como tradicionalmente acontece nas tardes de sábado, depois do futebol, o pessoal se reúne para aquela aninada confraternização.
O jornal Diário do Rio Claro parabeniza o Cidade Nova FC, na pessoa de seus dirigentes, atletas e ex-atletas, torcedores e simpatizantes pelos seus 94 anos de fundação.
Por Geraldo Costa Jr. / Fotos: Rede Social