O campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro, já conhecido por sua extensa vegetação, ganhou um colorido especial. O jardim de girassóis virou atração turística e cenário fotográfico. As pessoas têm visitado o jardim para curtir a beleza dos girassóis e eternizar o momento em fotos.
O plantio de girassóis foi feito pelo Programa Araucária juntamente com alunos e voluntários da Unesp. A área escolhida estava inutilizada e tomada por gramíneas invasoras e com o solo degradado. O terreno, localizado em frente ao prédio do Departamento de Ecologia do campus, já contava com um canteiro de plantas alimentícias não convencionais (PANCs), também desenvolvido por iniciativa do projeto.
“O plantio teve como principal objetivo ressignificar um espaço subutilizado da universidade. Agora, uma área que antes era um gramado sem muita utilidade e diversidade fornece recursos para a biodiversidade e oportunidades de trabalhos para os alunos, com pesquisas e atividades práticas. É possível ver a interação dos insetos e pássaros no local”, explica a profa. Dra. Dra. Karlla Barbosa, do Laboratório de Ecologia Espacial e Conservação (LEEC) da Unesp Rio Claro.
A docente convida a comunidade para visitar o jardim de girassóis. “O Programa Araucária convida a todos para ir conhecer a área, onde é possível ver a interação da biodiversidade com as flores e também fazer lindas fotos. Placas com QR Code se encontram no local para você saber mais sobre o programa e, se quiser, aproveite para postar as fotos no Instagram e marcar o Programa Araucária”.
Os girassóis estão em frente ao prédio do Departamento de Ecologia e você pode encontrar também nessa localização: https://maps.app.goo.gl/7RfomBJ7Bbt4jHsL7.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação