Quem não gostaria de gerar sua própria energia elétrica através de um sistema fotovoltaico (SFV)? O ideal, claro, seria implantar o SFV durante a construção da casa. Seu dimensionamento, todavia, pode começar antes que a casa esteja pronta. Além de possível, dimensionar o SFV em conjunto com o projeto da casa é muito bom para a instalação e para o desempenho do sistema. Assim, os engenheiros podem fazê-lo de forma otimizada.
Questões importantes, como o melhor posicionamento dos painéis solares e sua consequente interferência na inclinação do telhado, podem ser decididas levando-se em conta a boa performance do sistema, ao contrário do que ocorre normalmente, quando o sistema se adapta às características arquitetônicas da casa e performa o melhor possível dentro daquelas condições.
O resultado do dimensionamento antecipado de uma solução de energia elétrica usando painel fotovoltaico será a redução de custo e tempo do SFV, com maior eficiência e consequente redução no tempo de retorno do investimento.
Este dimensionamento deve levar em conta o padrão de consumo de energia elétrica dos moradores da casa. Isto se faz com a análise da média de consumo da última casa onde moraram. Esta análise considera os equipamentos elétricos de maior potência que são utilizados: ar condicionado, chuveiro elétrico, geladeira, microondas, bomba d’água.
Também são considerados a previsão de crescimento da família, com chegada de filhos e/ou pais idosos, e sua rotina. É sempre melhor conceber o SFV para atender a previsão de maior consumo do que investir na sua expansão futura.
O importante é ter clara a ideia: conceber o SFV junto com o projeto arquitetônico da casa melhora o desempenho do sistema e reduz o tempo de retorno do investimento. (Fonte: https://arquitecasa.com.br)