Foi em 1998, na terceira turma de formação da Guarda Civil Municipal, que Joelma Borges de Assunção da Silva ingressou na segurança pública de Rio Claro. Após 24 anos de dedicação, Joelma foi nomeada comandante da GCM, sendo a primeira mulher a ocupar o posto.
Hoje, aos 53 anos, Joelma é exemplo para as 24 mulheres que dedicam seus serviços à segurança do município. Mãe de duas meninas, Joelma revela que sua vida é composta por dois turnos, os serviços na GCM e as funções de mãe e esposa.
Sobre as dificuldades em administrar dois lados tão opostos, em entrevista ao Diário do Rio Claro, Joelma lembra que essa é uma “habilidade que só uma mulher é capaz”.
Questionada sobre o que representa fazer parte da história como a primeira mulher a assumir o comando, responde que a nomeação é o reconhecimento de sua conduta dentro da Guarda Civil. Às mulheres que almejam seguir seus sonhos, Joelma deixa uma mensagem: “Tudo se inicia em um sonho, a realização depende das suas ações. Acredite, você é capaz!”
Por Janaina Moro / Foto: GCM Moura