Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de Rio Claro, a Guarda Municipal retirou das ruas da cidade neste ano 39 veículos em estado de abandono. O mês com mais registros foi fevereiro, com 12 carros apreendidos.
“É um número alto levando em conta que Rio Claro tem um veículo por habitante e muitos não possuem licenciamento, o que leva a uma sucessão de problemas, dentre eles a não regularização administrativa e o cuidado com equipamentos obrigatórios, permanecendo em estado de abandono nas vias”, avaliou o secretário de segurança pública de Rio Claro, Marco Antônio Bellagamba.
Segundo a secretaria, as ações são realizadas após informações repassadas aos órgãos. “As denúncias chegam normalmente pelo 153 ou pelo 190, direcionamos uma equipe da Guarda Municipal, que faz a checagem para ver se não é veículo furtado ou roubado. Não havendo esse registro, o proprietário é identificado e é deixada uma notificação”, explicou o secretário.
No documento, o proprietário tem o prazo entre três e cinco dias para retirar o veículo do local. “Caso contrário, são levados pelo guincho ao pátio e ficam até a regularização e comparecimento do proprietário para recuperar o carro”, disse Bellagamba, que destaca ainda os inúmeros problemas que veículos nesta situação podem acarretar. “Todos os veículos neste estado são vetores para crime, podendo ser utilizados para tráfico de drogas.
O marginal pode ficar escondido aguardando vítimas para um roubo ou até sequestro. Ou seja, para a parte criminal colabora para agravar a sensação de insegurança. A preocupação também é com a proliferação do mosquito da dengue, já que muitas vezes os veículos estão em mau estado de conservação e reúnem condições para criadouros”, salientou o secretário.