Durante um patrulhamento na Avenida M7, no bairro Cervezão, em Rio Claro, a equipe do Grupo de Apoio com Motocicletas (GAM) da Guarda Civil Municipal interceptou uma motocicleta Honda Fan 125 CG, conduzida por um homem identificado como Adevair, que realizava manobras perigosas, incluindo manobras de equilíbrio em uma roda. Ao perceber a presença dos guardas, o motociclista tentou fugir, iniciando uma perseguição que se estendeu por alguns quarteirões. Ele foi detido na Avenida M15, onde foi realizada a abordagem.
Durante a revista, não foram encontrados itens ilícitos. O condutor possuía habilitação válida, e a motocicleta estava devidamente licenciada. No entanto, os agentes constataram que ele conduzia o veículo de chinelos de dedos sem alças traseiras e que o escapamento da motocicleta havia sido modificado, não sendo o equipamento original de fábrica.
Utilizando um decibelímetro, os agentes mediram o ruído do escapamento, que apresentou volume acima dos 99 decibéis permitidos pela Lei Municipal 5468/21. Diante das infrações, foi emitido um auto de infração e a motocicleta foi apreendida e encaminhada ao pátio credenciado São Lucas.
O condutor foi orientado sobre as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as medidas necessárias para adequar o veículo e evitar futuras infrações. A ação da GCM reforça o compromisso com a segurança nas vias e a fiscalização de práticas que representam risco à população.
Foto: GCM