Criado no Japão, em 1947, por Eiji Suzuki, o Gateball é um esporte que foi concebido para entreter as crianças, mas os adultos também começaram a praticá-lo, ganhando inúmeros adeptos, inclusive entre as pessoas da melhor idade. O Gateball chegou ao Brasil em 1978 através do praticante da modalidade Matsumi Kuroki.
O jogo é disputado entre 2 equipes de 5 jogadores cada, sendo que uma equipe joga com 5 bolas vermelhas de números impares (1, 3, 5, 7, 9) e a outra equipe com 5 bolas brancas com numeração pares (2, 4, 6, 8, 10).
Cada jogador possui o seu taco e o jogo consiste em passar pelos 3 gates (golzinho de metal) fixados dentro do campo e no final atingir o pino central que valem 2 pontos obtendo-se a pontuação máxima de 5 pontos cada jogador ou no total de 25 pontos para a equipe ao final de 30 minutos de jogo. Para conseguir o máximo de pontuação é preciso conciliar estratégia de ataque e defesa.
Em Rio Claro o gateball é praticado há mais de 30 anos pelos associados da Associação Nipo Brasileira nos 2 campos existentes dentro do Parque Municipal do Lago Azul, denominado Mitiko Nevoeiro.
Um dos campos está sendo recuperado com os recursos próprios da Associação Nipo, porém as demais instalações dos banheiros, áreas de descansos e copa necessitam de reformas para criar melhores condições de promover torneios intercidades.
Três das associadas praticantes de gateball, as senhoras Fumi Kussunoki, Mitiko Tukiyama e Yukiko Miiji tem respectivamente, 93, 88 e 86 anos e são exemplos de que o gateball pode ser praticado em qualquer idade.
Os treinamentos ocorrem às segundas, quartas, sextas e sábados no período da tarde. A Nipo está filiada à Liga Seihoku, que abrange várias cidades da região de Campinas e mensalmente participa de torneios promovidos pelas associações filiadas à Liga.
A Associação Nipo Brasileira convida os interessados a comparecerem no campo de treinamento para conhecerem esse esporte saudável que proporciona inclusive novas amizades.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Divulgação