Recorrendo à uma prática antiga, atualmente pouco utilizada pelos clubes profissionais em suas equipes de base, a Sociedade Esportiva Palmeiras realiza treinamentos das equipes Sub-10 a Sub-14, em campos de terra, os chamados “terrões”, que, diferentemente do que ocorre na maioria das cidades do interior, ainda existem na região da Grande São Paulo.
O método tem como objetivo desenvolver aspectos técnicos e mentais proporcionados pelos obstáculos que se encontra naturalmente nos campos de terra. No campo de terra, as crianças são estimuladas a procurar jogadas individuais usando o recurso do drible. O Palmeiras acredita que é importante proporcionar liberdade criativa aos jovens talentos.
Em entrevista ao site oficial do clube, o técnico Renan Tavares, da categoria Sub-12 do Verdão, expôs a sua opinião a respeito do assunto: “Eu penso que o Palmeiras, como uma instituição referência no país, está trazendo coisas muito importantes para o desenvolvimento dos nossos atletas, e esse é o maior exemplo. Proporciona a eles a liberdade para jogar, buscando desenvolver conceitos individuais, como a imprevisibilidade. Eles estão livres para fazer o que se fazia antigamente, resgatando a pedagogia do futebol de rua”.
Tavares vai mais além, para o técnico, “os atletas nessa faixa etária, estão em uma fase sensível, dando os primeiros passos no futebol. Então, treinando nos campos de terra, eles podem desenvolver a coragem e confiança. Além disso, há também os conceitos individuais de drible, em progressão ou na cara do gol. Tentamos resgatar o fator que fez com que o Brasil fosse pentacampeão do mundo, que é o futebol-arte”, completou.
(Fonte: Site oficial S.E. Palmeiras)
Por Geraldo Costa Jr. / Foto de Pedro Nascimento/SE Palmeiras