Se eu disser que você tem a livre escolha de ler esse artigo, estou correto? E se eu disser que não lendo esse artigo poderá perder a oportunidade de descobrir algo importante para você? Também estaria certo? Ou ainda quando ler esse artigo poderá descobrir talvez recursos importantes para você? Como você agiria?
Quer queira ou não em determinado momento você avaliou o seu poder de escolha, não é? Eu estou convidando-o a ampliar um pouco seu poder de escolha. Se vai continuar ou não já não é problema meu, mas de certa forma sentiu uma dose de curiosidade, estou certo?
Quando criança, a maioria de nós realiza o que tem que realizar quando é hora de cada coisa. “Está na hora de tomar café da manhã”.”Está na hora de ir para a escola”. “Está na hora do recreio”. “Está na hora do almoço”. “Está na hora do dever de casa”.“Está na hora de dormir”.
Quando adulto, a coisa muda um pouco de figura, não é? A maioria de nossas decisões vai ficando a nosso critério. Tudo é uma escolha. E, se nossa vida é definida por escolhas, na maioria das vezes deixamos de tomar ação para talvez agradar alguém ou o momento que está vivendo. O problema é que a maioria de nós tomamos decisões precipitadas na vida e depois reclamamos de tudo e de todos.
Você já frequentou uma academia? O que ocorrreu quando escolheu um peso para fortalecer seu músculo e encontrou dificuldade em levantá-lo? O que aconteceu depois de alguns dias praticando? Parece que ele ficou mais leve?
Estamos sempre tomando decisões, a maioria frustrantes que acabamos deixando de tomar decisões. Como na academia onde nem passava pela sua cabeça levantar tão fácil o peso, assim também funciona em sua mente. Você acaba temendo tomar decisões em sua vida que sua mente fica enfraquecida nesse contexto.
Necessitamos tomar mais decisões durante nosso dia a dia. Pense em algo fácil de se cumprir. Talvez acordar mais cedo amanhã. Talvez comer mais frutas no cardápio. Talvez parar de reclamar da vizinha. Ou chegar mais cedo em casa.
Decida o que deseja cumprir, escreva em um papel e depois observe se o conseguiu. Quando conseguir, comemore e se permita reconhecer essa capacidade de tomar decisões. Selecione outra e mais outra, cumprindo-a estará fortalecendo sua capacidade de tomar sábias decisões muito mais fácil do que conseguia antes e estará tomando novos rumos cada vez mais saudáveis em sua vida. Pense nisso!