Este parece ser um tema que já esteja merecendo um estudo aprofundado de psicologia, psiquiatria ou seja lá em que área for. Mas, precisa de um estudo.
Aqui no Brasil, como lá na Europa, o futebol tem a força de tirar das ruas, dos becos, meninos pobres e sem muitos conhecimentos.
Alguns, muito poucos é verdade, conseguem chegar ao estrelato e quando chegam acreditam ter todo o poder do mundo e que podem fazer o que quiserem que não serão punidos.
Mbappé, garoto, tem apenas 25 anos, bilionário, infância complicada, ou seja, história repetitiva de sempre…
Durante a Data Fifa, não foi convocado por Deschamps, para os jogos da seleção francesa, resolveu, na folga, dar uma esticadinha até Estocolmo para passar momentos relaxantes com amigos.
E, no dia 12, cai sobre ele uma acusação de estupro e assédio, acusação esta que Mbappé denuncia com falsa.
Mbappé é inocente? Culpado? Bom, isto é a justiça que decidirá. Ele não é o primeiro a ser acusado deste mesmo crime e, com absoluta certeza, não será o último.
A nós, pobres mortais, só nos resta pedir que justiça seja feita.
PREMIER LEAGUE
Com uma média de 2,5 gols por jogo, a Premier League teve sequência no último final de semana. Foram nove jogos (o último aconteceria na segunda-feira, 21 e até o encerramento desta matéria não tinhamos o resultado).
Os resultados até então não alteraram em quase nada as posições na tabela. O Liverpool continua dominando, com 20 pontos, com o City logo atrás, a um ponto do líder. Aston Vila e Arsenal, nesta sequência, vêm logo atrás com 17 pontos cada.
Na parte final da tabela, Crystal Palace, Southamptom e Wolverhamtton (nesta sequência) disputam as três últimas posições, aparecendo como sérios candidatos ao rebaixamento nesta temporada.
O Crystal Palace ainda jogaria fora de casa, nessa segunda-feira, 21, contra o Nothingham Forest, tarefa inglória para escapar da posição incomoda, já que o Forest vem fazendo uma boa campanha.
LA LIGA
Se na Premier League as coisas não mudaram, em La Liga menos ainda. Tudo continua como no ano passado, ano retrasado e como há muito tempo. Barcelona à frente, aqui talvez uma diferença do ano passado, Real Madrid logo a seguir, um pouco mais distante o Atlético de Madrid e depois os outros.
O Barcelona teve uma vida bem tranquila em jogo contra o Sevilla, jogando em Barcelona, fez o dever de casa vencendo pelo placar de 5 x 1.
O Madrid, como vem acontecendo nesta temporada, já teve a vida mais dificultada, vencendo fora de casa pelo placar de 2 x 1 ao Celta de Vigo.
Nas últimas posições o Valladolid (18º), mesmo jogando fora de casa contra o Alavés, venceu pelo placar de 2 x 3 e, por detalhes de critérios de desempate não saiu da zona do rebaixamento.
Valência (19º) e Las Palmas (20º) se enfrentariam nessa segunda-feira, 21 (até o fechamento da matéria não tinhamos o resultado). Caso vencesse a partida, possivelmente o Valencia sairia da incomoda posição.
CAMPEONATO ITALIANO
No italiano apenas três pontos separam o Napoli (líder), 19 pontos, da Juve em terceiro com 16. Entre os dois, com 17 pontos está a Internazionale.
Os dois primeiros colocados venceram apertado seus adversários do final de semana. Jogando fora de seus domínios Napoli e Inter venceram pelo placar de 1 x 0 a seus adversários Empoli e Roma respectivamente.
A Fiorentina que ocupa a 5ª posição com apenas 13 pontos ganhos, fez o resultado mais elástico da rodada, aplicou um 0 x 6 no Lecce, mesmo jogando fora de casa.
Nas últimas posições Lecce e Venezia que foram derrotados continuam amargando a 18º e a 20ª posições respectivamente. Já o Monza, que ocupa a 19ª posição, jogaria em Verona, contra o time da casa na segunda-feira, 21, tendo uma tarefa muito difícil para sair das últimas posições (até o fechamento desta matéria, também não tinhamos esse reultado).
Eduardo Sócrates Bergamaschi / Foto: Angel Martinez/Getty