E o Manchester é derrotado pela oitava vez, nos últimos 11 jogos, na Premier League é a quinta derrota nas últimas sete partidas.
E Guardiola foi bastante severo em sua auto avaliação em entrevista concedida logo após o jogo.
“Eu sou o gerente e não sou bom o suficiente, simples assim. Tenho que encontrar uma maneira de falar com eles, treiná-los da maneira que precisamos jogar, pressionar da maneira que precisamos pressionar. Não sou bom o suficiente. Não estou indo bem. Essa é a verdade”, declarou Pep ao jornal inglês Sunday Express, publicada em sua edição de ontem, 16 dezembro de 2024.
A campanha vinha sendo contestada há tempos, mas quando a derrota é para o maior rival. Manchester United, tudo se complica e vira crise.
Como já dito acima, essa derrota de 2 x 1 para o United foi a oitava nas últimas 11 partidas, assim, a crise não começou agora.
Este posicionamento de Guardiola mostra a qualidade dele como um gestor de grupo. Ao trazer para si toda a responsabilidade sobre a crise instalada, ele tenta tirar dos ombros dos jogadores a carga de responsabilidade que a torcida poderia descarregar sobre eles. Se vai conseguir, só o futuro dirá. Mas, ele vai tentando
“Eu sou o chefe, eu sou o treinador, eu tenho que encontrar soluções, mas eu não encontro soluções. Este é um grande clube e quando você perde oito (de 11) algo está errado. Você pode dizer que o calendário é difícil ou as lesões dos jogadores, mas não”, estas foram outras frases ditas por Guardiola em sua entrevista.
Mas, a Premier League teve sequência com mais jogos decisivos e a grande surpresa desta edição continua com o Nothingham Forest que ao final da 16ª rodada assumiu a quarta posição da Premier League com 28 pontos, depois da vitória de virada, em casa, contra a equipe do Aston Villa pelo placar de 2 x 1. Aliás esta foi uma rodada atípica da Premier League, dos nove jogos realizados até o encerramento desta matéria, apenas três equipes haviam vencido em casa, quatro visitantes venceram e duas partidas terminaram empatadas, em uma rodada que até então tinha uma média de gols de 3,2 por partida.
CAMPEONATO ITALIANO
Em uma rodada onde as surpresas ficaram longe de acontecer, o Campeonato Italiano manteve as colocações na ponta da tabela inalteradas.
A Atalanta que lidera a competição até esta 16ª rodada venceu fora de casa ao Cagliari pelo placar de 1 x 0. O vice-líder Napoli também não teve dificuldades, mesmo jogando em Udine venceu pelo placar de 3 x 1.
Atalanta e Napoli abriram um pouco dos outros concorrentes, muito embora a Interbazionale, terceira colocada, com 31 pontos, jogou na segunda-feira (16) e em caso de vitória encostaria nos primeiros colocados ficando a três pontos do líder e a apenas um do vice.
LA LIGA
Barcelona, com a derrota em casa para o Leganes, pelo placar de 1 x 0, perde a vantagem que tinha para seus concorrentes. Agora, ainda mantendo a primeira posição, Barcelona somou até aqui, 17ª rodada (Barça tem 18 jogos, uma rodada adiantada), somou 38 pontos, mesma pontuação do Atlético de Madrid, que tem 17 jogos.
O Madrid vem a seguir com 37 pontos, também com 17 jogos.
Na zona de rebaixamento continuam Espanyol, Valladolid e Valencia, com 14, 12 e 10 pontos respectivamente.
Por Eduardo Sócrates Bergamaschi / Foto: Jornal Sunday Express