PSG, Club Brugge, Real Madrid, PSV Eindhoven, Benfica, Borussia Dortmund, Bayern de Munique e Feyenoord são os oito classificados para comporem as 16 equipes que disputarão as oitavas de final da Champions League 2024/2025. As definições aconteceram na semana que passou, dias 18 e 19 de fevereiro, com as partidas de volta.
Estas oito equipes se juntarão a Liverpool, Barcelona, Arsenal, Internazionale, Atlético de Madrid, Bayer Leverkusen, Lile e Aston Vila, que se classificaram nas oito primeiras posições da primeira fase.
O sorteio determinará o adversário de cada participante. Mas, a composição dos jogos deverá apontar as seguintes possibilidades:
Paris Saint Germain x Liverpool ou Barcelona;
Club Brugge x Lile ou Aston Vila;
Real Madrid x Atlético de Madrid ou Bayer Levekusen;
PSV Eindhoven x Arsenal ou Internazionale;
Benfica x Liverpool ou Barcelona;
Borussia Dortmund x Lile ou Aston Vila;
Bayern de Munique x Atlético de Madrid ou Bayer Levekusen
Feyenoord x Arsenal ou Internazionale.
Dois foram os destaques nos jogos de volta. O primeiro, sem dúvida, foi a eliminação do Manchester City de Guardiola, no jogo contra o Real Madrid, que teve um hat-trick de Mbappé, em um placar de 3 x 1 para o time de Carlo Ancelotti.
O outro destaque foi a goleada impiedosa do Paris Saint Germain em cima do Brest, por incríveis 7 x 0.
As definições dos jogos acontecerão em sorteio a ser realizado em Nyon, na Suiça, nesta sexta-feira, 22/02.
Campeonatos locais
Após as definições da Champions League, os campeonatos de cada país voltam a agitar o futebol europeu em 2025. Neste final de semana rola mais uma rodada destas competições.
PREMIER LEAGUE
Na Inglaterra, o Liverpool, que vem sendo a sensação do futebol europeu nesta temporada, também domina com facilidade a Premier League, com oito pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Arsenal, que tem 53 pontos conquistados em 25 partidas.
O City, apesar da má fase se coloca na quarta posição, com 44 pontos, tentará parar a máquina chamada Liverpool que se deslocará até Manchester para confirmar a liderança.
E entre os grandes se meteu o Forest, que com 47 pontos ocupa a terceira posição na tabela de classificação.

LA LIGA
Com a chegada do Barcelona, que voltou a liderar o campeonato, com 51 pontos, mesma pontuação do Real Madrid, mas lidera nos critérios de desempate, a La Liga ganha emoção para as 13 rodadas restantes, já que o Atlético de Madrid vem na sequência a apenas um ponto do líder.
Os ponteiros levam uma boa vantagem sobre os outros concorrentes, já que o Bilbao que vem na quarta posição, está a quatro pontos do Atlético.
Na parte debaixo da tabela, Valencia (18º), Alavés (19º) e Valladolid (20º), com 23, 22 e 15 pontos respectivamente, dominam a zona de rebaixamento.
Logo acima Espanyol (15º), Leganés (16º) e Las Palmas (17º), com 24, 24 e 23 pontos respectivamente, estão também na briga contra o rebaixamento.

CAMPEONATO ITALIANO
Já no chatérrimo campeonato italiano, parece que a Internazionale resolveu dar um pouco de suspense e, com um início não muito promissor, viu o Napoli se apoderar da liderança há muito tempo.
Mas, com o tempo as coisas foram entrando nos eixos e a Inter já está ali fungando no cangote do Napoli, com apenas 2 pontos de diferença, na segunda posição. Na terceira posição, com 51 pontos em 25 jogos, vem a Atalanta que já chegou a liderar o campeonato, mas que caiu de produção nas últimas rodadas.

Por Eduardo Sócrates Bergamaschi / Foto: Joe Prior/Visionhaus via Getty Images