Há um ano e meio, o comandante teve que superar as várias críticas da imprensa espanhola que o considerava sem experiência para comandar a equipe principal de futebol de seu país.
Não levaram em consideração o excelente trabalho exercido nas divisões de base das seleções espanholas.
Em sua segunda partida à frente da seleção De la Fuente, perdeu para a Escócia, fora de casa, e os críticos subiram o tom em seus apontamentos negativos.
Foram tantas as críticas, que sua demissão chegou a ser considerada por Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola à época. Mas, calmamente ele foi suplantando as adversidades.
E de lá para cá, aquela continua a ser a única derrota da equipe de De la Fuente em jogos oficiais. Tem mais uma derrota para a Colômbia em um amistoso de preparação para a Eurocopa e dois empates, um contra o Brasil (amistoso) e um contra a Servia na abertura da Liga das Nações.
Os bons resultados da Espanha sob o comando de De la Fuente levou a equipe às duas últimas conquistas à nível europeu, a Liga dos Campeões e à Eurocopa.
E para confirmar a sua boa performance junto à seleção espanhola, De la Fuente levou o time às quartas de final da Liga das Nações 2024/2025, ao vencer a Servia pelo placar de 3 x 0, mesmo sem contar com o menino Yamal na equipe.
Ao jornal espanhol La Razon, De la Fuente disse esta semana: “Cometi poucos erros desde que cheguei aqui. As coisas que venho dizendo foram cumpridas. Temos um presente e um futuro”.
Como conviveu por muito tempo nas seleções de base, o treinador conhece muito bem jovens jogadores espanhóis e vem usando muito bem esse conhecimento.
Campeonatos europeus
Depois da Data FIFA, os campeonatos europeus voltam à sua rotina, com mais uma rodada no próximo final de semana.
PREMIER LEAGUE
Nesta edição da Premier League, até aqui, apenas quatro pontos separam o primeiro (Liverpool) do quinto colocado na tabela de classificação, que é o Aston Vila.
E nesta rodada dois dos quintos colocados se enfrentam, o que pode abrir uma vantagem maior entre eles. Liverpool, primeiro colocado com 18 pontos recebe o Chelsea, que ocupa a quarta colocação com 14 pontos.
Já nas últimas colocações, Crystal Palace (18º), Southhampton (19º) e Wolverhampton (20º) continuam em sua peregrinação rumo à segunda divisão da Inglaterra.
LA LIGA
Depois de uma ótima rodada na Liga das Nações, com uma vitória sobre a Servia por 3 x 0 com direito à classificação antecipada para as quartas de final, os espanhóis voltam suas vistas para o seu campeonato.
Lá na frente da tabela, nada de novo, Barcelona e Real Madrid, primeiro e segundo respectivamente, abrem vantagem sobre os concorrentes e lá no final da tabela Valencia, Valladolid e Las Palmas brigam contra o rebaixamento.
Tudo indica que esta edição de La Liga será uma repetição do que acontece quase todos os anos sem que apareça ninguém para atrapalhar o protagonismo dos dois maiores times de Espanha.
CAMPEONATO ITALIANO
O Campeonato Italiano apresenta uma boa briga, tanto pela ponta do campeonato como pelo rebaixamento.
Nas primeiras classificações, apenas tres pontos separam o primeiro do quinto colocado. O Napoli que lidera a competição com 16 pontos tem dois de vantagem para a toda poderosa Internazionale de Milão. Na sequência vem Juventus, Lazio e Udinese, todos com 13 pontos conquistados.
Juventus e Lazio se enfrentam nesta rodada e um deles pode se afastar das primeiras colocações.
Na parte final da tabela a briga também é feroz, apenas quatro pontos separam o 13º colocado do último.
Eduardo Sócrates Bergamaschi / Foto: The Irish News