O futebol brasileiro está de luto. Faleceu aos 94 anos de idade o ex-treinador Rubens Minelli, que, na década de 1970 marcou época no Internacional-RS pelo qual conquistou o bicampeonato brasileiro nos anos de 1975 e 1976 e no São Paulo FC, onde levou o Tricolor Paulista à conquista do seu primeiro título nacional, no ano de 1977, tornando-se o único técnico a conquistar por três anos consecutivos o Brasileirão. Em 1969, Minelli já havia sido campeão brasileiro dirigindo o Palmeiras.
Rubens Minelli começou no futebol como ponta esquerda nas equipes do Ypiranga e do Nacional, ambas da cidade de São Paulo, em meados da década de 1950. Encerrou a carreira precocemente quando atuava pelo São Bento de Sorocaba, devido a uma fratura na perna, em 1956.
Como técnico, Rubens Minelli iniciou dirigindo os times da USP – Universidade de São Paulo. Depois, foi trabalhar nas categorias de base do Palmeiras. Em 1963 estreou como técnico profissional no América de São José do Rio Preto. Passou por Botafogo de Ribeirão Preto, Francana e Guarani de Campinas até retornar ao Palmeiras, em 1968, para substituir a Don Filpo Nuñez, o lendário técnico do 1ª. Academia Alviverde.
Minelli trabalhou também na Arábia Saudita. E conquistou títulos estaduais pelo Grêmio-RS e Paraná Clube. Dirigiu ainda Portuguesa de Desportos, Rio Branco de Americana, Ferroviária de Araraquara, Atlético-MG e Coritiba-PR. Era considerado um técnico estrategista e que valorizava muito o aspecto tático do jogo.
Após a aposentadoria, Rubens Minelli atuou como comentarista de rádio e teve atuação destacada no programa Super Técnico, apresentado pelo jornalista Milton Neves, na TV Bandeirantes, no início dos anos 2000, ao lado de Zagallo, Vanderlei Luxemburgo entre outros.
A Sociedade Esportiva Palmeiras emitiu nota de pesar na tarde de ontem. Diz a nota: A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta profundamente a morte de Rubens Minelli, comandante do clube na conquista do tetra brasileiro, em 1969, e um dos maiores treinadores do país em todos os tempos. Minelli, que iniciou a carreira de técnico em nossas categorias de base, deixa um legado de amor ao futebol que se perpetuará pela eternidade! Nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs neste momento de dor e saudade!
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Arquivo São Paulo FC.