Eles fizeram a festa dos seus torcedores neste ano de 2024. Com muita garra e competência dentro e fora das quatro linhas, as equipes do Família CVZ FC, Milan FC e AD Ferraz conquistaram os principais campeonatos do futebol amador rio-clarense na atual temporada, promovidos pela Liga Municipal de Futebol com apoio da Secretaria Municipal de Esportes. O D’Esportes parabeniza jogadores, comissões técnicas, dirigentes e torcedores das três equipes.
Família CVZ comemora título inédito na Série A

Ao apito final do árbitro internacional Marcelo Henrique de Lima, a torcida do Família CVZ FC explodiu em festa nas arquibancadas do estádio Schmidtão no dia 1º. deste mês. Era o feito inédito e histórico que finalmente havia sido alcançado após tantos anos de lutas e sacrifícios. Ao bater nos pênaltis o então favorito AA Boa Vista por 4×2, após empate no tempo normal de 1×1, o Família CVZ pôde finalmente levantar a taça de campeão da principal divisão do futebol amador rioclarense, a Série A. A festa estendeu-se pelas ruas da cidade e na sede do clube, localizada no estádio da Lagoa Seca do Bairro Cervezão. O D’Esportes destacou a conquista na edição de 3/12.
Série B1 teve o Milan como grande campeão

Um dos clubes que mais cresce a cada temporada no futebol amador rioclarense, o Milan FC, do Jardim Araucária, não deixou passar em branco o ano de 2024. Com ótimo time, conquistou a Série B1, equivalente a segunda divisão e vai disputar em 2025, com muito mérito, a Série A do Campeonato Amador rioclarense. Na grande final, o Milan FC derrotou o bom time do Alagoanos por 3×0, em partida disputada no estádio VI Distrital “Irineu Manoel de Castro”, do Juventude FC. A Série B1 foi disputada por 18 equipes na atual temporada e apresentou excelente nível técnico com bons jogos a cada rodada e muitos gols.
Ferraz, a grata surpresa da Série B2

Chegou chegando e sem pedir licença. A campanha de recuperação do Associação Desportiva Ferraz do Distrito de Ferraz foi premiada com a conquista do título da Série B2 do Campeonato Amador de Rio Claro. Na primeira fase, o AD Ferraz ficou devendo melhor futebol e foi apenas o 8º. colocado. Porém, na fase dos playoffs, o time foi avassalador e derrotou todos os adversários que encontrou pela frente. Na grande decisão, disputada no estádio III Distrital do Cidade Nova FC, o Ferraz goleou por 3×0, o até então invicto EC Terra Nova.
Campeonato Amador Rioclarense no rumo certo
O sempre forte futebol amador rioclarense vive nos tempos. Novas equipes tem surgido nos últimos anos e conquistando a preferência dos jovens torcedores e inscrevendo seus nomes no seleto rol dos campeões. Organizadas pela Liga Municipal de Futebol com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, as Séries A, B1 e B2 apresentaram bom nível técnicos e jogos bem disputados que empolgaram os torcedores que acompanham mais de perto as disputas aos finais de semana.
A Série A teve a coordenação do esportista e vice-presidente da Liga Municipal de Futebol, Renato Couto, já as Séries B1 e B2 foram coordenadas pelo também esportista Marcos de Souza.
Vale mencionar que nas Séries B1 e B2 houve acesso e descenso, o que não aconteceu na Série A em 2024, devido o referido dispositivo não constar do Estatuto Social da Liga Municipal de Futebol. Assim, as equipes do Brasília FA e Jardim das Flores FC foram rebaixadas da Série B1 para Série B2 de 2025, e dão lugar às equipes do Ferraz e Terra Nova, que conquistaram o acesso à Série B1.
Da Série A participaram as seguintes equipes: Família CVZ, Boa Vista, Porto de Santa Gertrudes, Juventus, Família Santa Maria, Novo Wenzel, Nosso Teto, Cidade Nova, Juventude FC, IX de Julho, Jardim Novo, UPU, Panorama e Paulistão.
A Série B1 teve a participação das seguintes equipes: Milan, Alagoanos, Expressinho do Vasco da Gama, Entre Amigos, Inter Mãe Preta, Garotos da Farra, Jardim Guanabara, União de Santa Gertrudes, Medelín, HP FC, PSJ FC, Desportivo, São Paulinho, Real Maria, Quilombo, Villareal, Brasília, JF FC.
Finalmente a Série B2 contou com as seguintes equipes: Ferraz, Terra Nova, Juventude, Família 33, Jardim Brasília, Família BRN, Mineiros, Real Nordestino, Assistência, Revolução, Sport Real, Itapé, Real S. Ajapi, Esportivo, Cidade Azul, Ribeirão Claro, CSA-Ajapi e Atlético RJB.
Por Geraldo Costa Jr.