Logo na manhã de sábado (21) o proprietário José Luis Graciolli, da banca de jornais XV de Novembro, que fica no Jardim Público, na Avenida 1, foi surpreendido com a falta de energia no estabelecimento. O problema foi causado pelo furto da fiação elétrica. Segundo ele, tem acontecido com frequência. “Sábado furtaram os fios que alimentam as bancas, mas teve furto a semana toda. Furtaram de todos os postes que abastecem as barracas”, declara.
A banca ficou sem energia até as 11 horas de sábado e no domingo outro furto de fios foi registrado na praça.
O proprietário teve que arcar com 300 reais entre material e técnico para religar a energia e poder trabalhar no fim de semana. “Equipe da Elektro veio e disse que não podia fazer nada. Pessoal da prefeitura, por sua vez, veio também e não resolveu. Jogaram uma tábua em cima dos fios e só”, afirma.
A banca existe no local desde 1992 e sob o comando do José está há 12 anos. Antes, o comerciante atendia até mais tarde, porém agora fecha o local mais cedo por insegurança. “Cada vez que passa fica pior e mais perigoso. Eu só quero segurança para trabalhar”, desabafa.
Antonio Luiz Cristaldo é camelô e tem uma banca, diz que há muitos anos receberam autorização para utilizar energia dos postes instalados na praça. Para isso pagam uma quantia. “Está complicado para trabalhar porque nem um poste mais tem fiação, furtaram tudo”, disse.
Mércia Bonatti que também tem banca, relata a dificuldade. “Prejudica todo mundo, não tem como nem carregar as máquinas de cartões”, alega. Segundo Mércia, já fizeram a solicitação para a prefeitura. “Fizemos o requerimento no dia 6, não deram resposta e nem apareceram”, afirma.
Andando pelo Jardim Público outras constatações, fios soltos e desencapados, com risco visível, além da falta de lâmpadas em vários postes. Outro problema relatado é o furto de bicicletas, no bicicletário que fica na Rua 4 com Avenida 3. “Outro dia um homem passou com uma barra de ferro, quando percebemos ele já tinha furtado a bike e ido embora”, relata o balconista Francisco Chaves que também cobra por mais segurança e estrutura no Jardim Público.
PREFEITURA
Procurada, a prefeitura informou através de nota que a Guarda Municipal realiza rondas frequentes no local e a região central do município conta também com câmeras de monitoramento. “A Segunda Central de Segurança Integrada foi implantada pela atual administração na antiga estação ferroviária visando mais segurança, especialmente na região central. Para restabelecer a energia elétrica de uso dos camelôs, a Secretaria de Obras está fazendo levantamento do que será necessário e tomará as providências possíveis. Projeto para reforma no sistema de iluminação do Jardim também deve ser providenciado.”