Os furtos dos cabos de energia são um problema para a segurança pública, mas também para outros setores. Exemplo disso é o segmento de energia elétrica que soma prejuízos com esse tipo de ocorrência. Os moradores também são afetados porque o furto de fiação interrompe o fornecimento de energia causando diversos prejuízos.
Levantamento realizado pela Neoenergia Elektro aponta o registro de 125 furtos de cabos da rede de distribuição no ano passado em Rio Claro. O número foi bem maior que o total de ocorrências registradas em 2023, quando foram confirmados 71 eventos.
De acordo com a concessionária, os furtos de cabos afetaram 337 clientes em 2024 e 108 em 2023. “O crime de furto aumenta a incidência de interrupções de energia, interferindo na qualidade de fornecimento, causando prejuízos e transtornos para a população, além de comprometer a segurança”, destaca a empresa, lembrando que cortar fios elétricos é considerado furto qualificado, previsto no Código Penal, além de trazer riscos à saúde.
“As consequências para quem manuseia cabos com partes energizadas podem ser graves, chegando a casos extremos de morte ou lesões irreversíveis, como perda de membros e fraturas por queda. Além de muito perigosa, a ação interrompe de forma inesperada o fornecimento de energia, causando transtornos para muitos clientes”.
A concessionária orienta a população para não tocar em cabos soltos, e acionar a empresa para as devidas providências. Além disso, em casos de flagrante de furto, a denúncia deve ser feita à Polícia Militar pelo telefone 190 ou à Guarda Civil Municipal (GCM) pela linha 153. O crime também pode ser denunciado à Neoenergia Elektro pelo telefone 0800-591-0857 ou e-mail: neoenergia@canaldedenuncia.com.br.
Acidentes com pipas
Além dos furtos de cabos, outro problema recorrente são os acidentes com pipas enroscadas na rede elétrica. Conforme a Neoenergia Elektro, Rio Claro registrou 42 ocorrências desse tio no ano passado quem impactaram 16.134 consumidores que ficaram sem luz por determinado período. Houve aumento em relação a 2023 quando o município teve 30 acidentes que afetaram 7.656 clientes da empresa.
A empresa alerta para o risco dessa brincadeira perto da rede elétrica. “Soltar pipas é uma brincadeira extremamente saudável desde que feita em áreas abertas, distantes da rede de energia elétrica. Em lugares indevidos representa um perigo, já que ao se enroscarem em postes, transformadores ou cabos elétricos, podem provocar curtos-circuitos e interromper o fornecimento de energia. Além disso, as linhas com cerol podem cortar os cabos de condução de eletricidade e provocar um acidente mais grave”, alerta Guilherme Mafra, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Elektro.
A empresa recomenda ainda que em caso de pipas presas em postes ou na fiação, as pessoas jamais devem tentar retirá-las, pois somente um profissional capacitado pode realizar o serviço com segurança. O ideal é acionar a concessionária pelo telefone 0800-701-0102.
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação/Elektro