Passar pelo Jardim Público durante a noite está fora de cogitação para muita gente. A falta de iluminação tem gerado mais insegurança. “À noite, todo mundo tem medo. Durante o dia, passam porque estamos aqui”, disse a ambulante Mércia Bonatti.
Andando pelo Jardim, é fácil perceber a exposição de fios soltos ou a falta deles. Segundo os ambulantes, casos de furto de fios são registrados frequentemente. Esta seria a quarta vez, dos registros mais recentes. Mércia atua no Jardim Público há 25 anos e de uns tempos para cá tenta driblar as dificuldades. “Chegamos a arcar com uma média de dois mil reais e dividimos entre nós para conseguirmos ter energia nos postes”, disse.
Porém, com o furto registrado na madrugada de segunda-feira (17), o problema se agravou. “Agora, todos nós estamos sem energia. Fazemos uso para carregar as maquininhas de cartão, para nossa iluminação mesmo e já nos preocupamos com a chegada do fim de ano. Trabalhamos à noite também, como vai ficar?”, questionou.
O comerciante José Luis Graciolli, da banca de jornais que fica no Jardim Público, na Avenida 1, lembrou que já teve prejuízo também com os furtos. “Eles furtaram toda fiação da caixa de energia da prefeitura, ficaram todos expostos e foram retirados por funcionários. Mas eu já tive situação de chegar aqui e não ter energia para trabalhar”, contou.
O Diário do Rio Claro já trouxe a problemática, visto que é uma reivindicação da população que precisa passar pelo local ou trabalhar. O Jardim Público fica na região central e, desde 2014, se tornou patrimônio histórico do estado.
PREFEITURA
A Secretaria Municipal de Obras está providenciando a aquisição do material necessário para reconstituir os pontos de energia elétrica e de iluminação pública que foram prejudicados.