O mês de fevereiro começou com expectativas e união de setores de Rio Claro através da fundação da Associação Rio-clarense de Bares e Restaurantes (Ariobar). A ideia surgiu com encontros de alguns representantes durante a pandemia, visando buscar soluções para o segmento que também foi prejudicado. “No meio da pandemia, representantes de seis bares se reuniram para discutir coisas do setor, aí foi crescendo, tomando outra proporção e decidimos a partir daquele núcleo formar a associação, principalmente, quando o governo do estado de SP, nos últimos meses, aumentou ofensiva contra o nosso setor, a gente lançou junto a essa guerra retórica que o governo travou contra o nosso setor como se a gente fosse culpado pelo aumento de casos na pandemia. Então isso deu um fôlego para a gente formar a Ariobar que culminou agora com a ajuda do nosso advogado Marcelo Diniz”, destacou o presidente da Associação Gustavo Sousa.
A Associação foi formalizada durante assembleia realizada na segunda-feira (1º). “Tivemos uma assembleia de fundação da Associação Rio-clarense de Bares e Restaurantes (Ariobar), com a presença de 40 pessoas entre secretário de governo, vereadores e outras autoridades, 30 empresas representadas no qual 18 já se associaram. Estamos com 24 associados, a meta até o final do ano é chegar a 60 associados”, mencionou Gustavo.
Conforme o presidente frisou, a Ariobar é a primeira Associação de Bares e Restaurantes de Rio Claro com registro jurídico. “É uma vitória do setor que está se organizando, as pessoas estão com esperança de organizar e fortalecer o setor em Rio Claro. Vale lembrar que restaurantes da região também estão convidados a participarem, onde não há associação”, disse.
Além do fortalecimento do setor, a associação trabalha com outros objetivos. “O secundário é promover o turismo gastronômico e a gastronomia de Rio Claro e o terceiro é a formação de mão de obra para o setor”, destacou Gustavo ao comemorar a criação.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação