A Fundação de Saúde de Rio Claro nomeou oito novos médicos para ingressarem na rede pública. As portarias foram publicadas no Diário Oficial Eletrônico (DO-e) dessa quarta-feira (21).
Dos nomeados, seis são médicos plantonistas, que vão trabalhar 24 horas semanais. Outros dois vão assumir como médicos do Programa de Saúde da Família (PSF), que devem realizar 40 horas por semana.
Também foi nomeado um cirurgião dentista para o PSF, que segue a mesma carga horária de 40 horas por semana.
ENFERMAGEM
Além dos médicos, foram nomeados aos cargos públicos mais oito técnicos de enfermagem, que vão cumprir 40 horas semanais.
CONCURSOS
Os médicos plantonista foram aprovados em concurso de 2016 – que estava suspenso em razão de uma ação de um dos candidatos. Já os dois médicos do PSF e os técnicos de enfermagem prestaram o concurso de 2018, conforme informa o DO-e.
LIBERAÇÃO
De acordo com informação publicada no Centenário no dia 2 de julho, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), autorizou a Fundação de Saúde a convocar 34 candidatos aprovados para as vagas de médicos na rede pública.
A reportagem obteve a informação de que outros dois médicos pediram prorrogação de prazo para informarem se vão ou não aceitar o cargo. A resposta é um direito do candidato, assegurado no edital.
Ainda faltam ser chamados 14 médicos, conforme apurou o Centenário. De todos os classificados no concurso de 2016, até agora apenas dez rejeitaram os postos.
RECLAMAÇÃO
Uma leitora fez reclamação sobre a Unidade de Saúde da Família do Jardim Novo. Segundo ela, além da demora para o agendamento da especialidade, sua consulta foi cancelada. “Você leva meses para conseguir agendar uma consulta e quando está prestes a chegar o dia vem essa bomba que estão sem ginecologista e pediatra”, disse a usuária do sistema de saúde.
Em nota, a prefeitura informou que o atendimento em ginecologia e pediatria está normal na rede pública municipal de saúde de Rio Claro. “As unidades de saúde da família (USF), por definição, possuem em sua equipe médicos generalistas, que fazem o encaminhamento para as especialidades médicas sempre que necessário. Crianças e mulheres atendidas na USF do Jardim Novo que, precisam de consulta com pediatra ou ginecologista, são encaminhadas para a unidade mais próxima de referência nesses atendimentos”, destaca a nota.