O Diário questionou a Fundação Casa sobre a suspensão das atividades em Rio Claro, o que foi confirmado nessa terça-feira (27) por meio de nota ao Centenário. “O centro de atendimento socioeducativo da Fundação CASA em Rio Claro, localizado no interior paulista, terá suas atividades suspensas no dia 01/08, e o término do Termo de Colaboração para gestão compartilhada do centro de atendimento previsto no dia 31/7. A Fundação CASA, como órgão da Administração Pública, segue o princípio constitucional de uso eficiente dos recursos públicos e está submetida às diretrizes do Governo do Estado de São Paulo, que realizou estudos e planeja a racionalização de seus gastos para enfrentar as consequências econômicas da pandemia da COVID- 19”, explicou.
O comunicado informa que a decisão foi necessária. “Neste momento, também se mostrou necessária a otimização de recursos materiais, humanos e financeiros devido à grave crise orçamentária provocada pela pandemia da COVID-19.”
O centro em Rio Claro que possui capacidade de 56 vagas, atualmente atende a 49 adolescentes, conforme a Fundação que informou também a transferência dos internos. “O CASA Escola Rio Claro não atende apenas a jovens da cidade, mas também de outros municípios do entorno, sendo que 14 adolescentes são de Rio Claro e outros 35 residem em cidades da região. Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa no CASA Escola Rio Claro serão transferidos para outros centros de atendimento da região”, destacou a nota, porém sem divulgar os locais.
Sobre os funcionários a Fundação explicou: “É oportuno ressaltar que não haverá prejuízo aos servidores da Fundação CASA, que serão realocados em centros preferencialmente próximos às suas residências, de acordo com processo de escolha, possibilitando a todos a manifestação de seu interesse”, ressalta.
Contudo a Fundação diz: “Vale a pena esclarecer que não se trata de fechamento do centro, mas de mera suspensão das atividades no local. A estrutura será mantida e poderá ser prontamente reativada se houver aumento de demanda na região”.
De acordo com as informações repassadas ao Diário do Rio Claro, a suspensão da atividade não acontece somente em Rio Claro. “Outros 22 centros socioeducativos espalhados pelo Estado de São Paulo também foram suspensos: na capital, CASAs Vila Conceição, Encosta Norte, Fazenda do Carmo, Rio Nilo, Novo Horizonte, Guaianazes II, Feminina Parada de Taipas, Arpoador, Cedro e Nova Aliança – os últimos três no Complexo Raposo Tavares; Ferraz de Vasconcelos I e Ferraz de Vasconcelos II (em Ferraz de Vasconcelos); Jundiaí; Rio Negro (em Franco da Rocha); Bragança Paulista; CASA de Semiliberdade de Mogi Mirim; CASA Santos; CASA Itanhaém; CASA Ouro Verde, em Ribeirão Preto; Semiliberdade de Fernandópolis; CASA Madre Teresa de Calcutá II, em Iaras; e CASA Tanabi.
SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES
“Vale a pena esclarecer que não se trata de fechamento do centro, mas de mera suspensão das atividades no local. A estrutura será mantida e poderá ser prontamente reativada se houver aumento de demanda na região”, salientou a Fundação em nota.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação