A Operação estava prevista para começar no dia 1º de junho, mas a chegada desta frente fria e quedas bruscas nas temperaturas de várias regiões do país, o trabalho foi antecipado e começou na noite dessa terça-feira (17), com foco nos moradores em situação de rua.
A ação é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, vereadores e outros departamentos como Defesa Civil. As equipes atuaram em vários pontos da cidade para acolhimentos de moradores em situação de rua. Os que aceitaram ajuda foram encaminhados até a Casa de Passagem para banho, alimentação e também para dormirem no local. Um prédio público que fica na Visconde do Rio Claro também foi preparado para o acolhimento.
Apesar do frio intenso, muitos deles recusam os serviços e preferem continuar na rua. A população pode contribuir com doações de cobertores, colchões e camas para animais. As ações continuam sendo realizadas com o objetivo também de resgatar e encaminhar essas pessoas para uma nova vida com a volta ao lar e também tratamento para dependência química.
Defesa Civil Estadual alerta que baixas temperaturas devem seguir nos próximos dias
Nesta quarta-feira (18), uma forte massa de ar polar derrubará as temperaturas, principalmente no início da manhã. São previstas temperaturas abaixo dos 10°C e há condição para geadas generalizadas. Além disso, um sistema meteorológico instável irá aumentar as rajadas de vento na faixa leste, que podem chegar a 80km/h. Na quinta-feira (19) e sexta-feira (20), a onda de frio continua intensa, mantendo as temperaturas geladas e formação de geadas entre a madrugada e início do dia. Apenas no litoral paulista, o tempo segue nublado com chuva fraca. No sábado (21) e domingo (22), o dia amanhece frio, porém a previsão de geada fica restrita a Serra da Mantiqueira. O sol aparece ao longo do dia e as temperaturas aumentam de forma gradativa. No litoral, ainda chove fraco e isolado.
Climatempo
De acordo com o Climatempo, a previsão para Rio Claro nesta quarta-feira (18) é de mínima de 4°C e máxima de 16°C
Por Redação DRC /Foto: Lucas Neri/TV Claret