Os frequentadores dizem que até perceberam uma pequena mudança em alguns aspectos, porém, alegam que o local poderia, sim, ser mais equipado e preparado para receber as pessoas, principalmente as crianças.
“Tem brinquedo quebrado e alguns foram retirados e não foram substituídos. As crianças ficam sem muitas opções de brinquedos, o espaço é grande, deveriam consertar e recolocá-los aqui”, disse a dona de casa Vera Rozin, que leva a neta no parquinho.
Um outro obstáculo apontado por quem utiliza o espaço com as crianças é a insegurança. “Eu fiquei um tempo sem trazer meu filho aqui por conta do cheiro forte de drogas. É revoltante as pessoas estarem com crianças e, ao mesmo tempo, pessoas usando drogas”, contou a dona de casa Nagelina Dias Arantes.
Vera relata que em outro espaço onde colocaram brinquedos menores, um precisou ser retirado. “A balança quebrou e machucou uma criança, aí tiraram, muitos também estão sujos e com sujeiras de pombo”, relatou.
Em um outro espaço onde frequentadores jogam baralho e bocha, alegam que o telhado de uma das partes foi consertado, porém, o toldo está repleto de buracos e, em dias de chuva, não dá para ficar no local. “Melhorou um pouco, mas tem mais coisas para resolver, sim”, disse o aposentado José Roberto Achuí.
Do outro lado, nas quadras, mais transtornos são destacados. “Outro dia, estava jogando bola e como o alambrado está todo danificado, varou e acertou em um motociclista que passava na via, se estivesse em ordem, não ofereceria este risco. A quadra também está com vários buracos e mato”, relatou Alif Rodrigo.
E, à noite, os problemas aumentam. “Falta iluminação na quadra e refletor no campo, se tivesse luz, o pessoal usaria também. Sem contar que as redes das traves estão danificadas”, avaliam os frequentadores Wagner Rocha e Junior Alves de Oliveira, que tentavam jogar bola no local.
Um dos pontos recebeu nova aparência graças ao serviço de um funcionário público. O coordenador de Esportes Zomir Zocoler, que recentemente reformou lixeiras, fez casinha para as crianças, personagens de pneus, além de jardim e até horta. “É muito gratificante, a criançada vem tirar foto, usam o espaço e ficam felizes”, diz.
Mas ele também entende que a segurança precisa ser mais frequente. “Aqui perto do parquinho, posso garantir: não existe mais uso de drogas e bebidas. O que a gente quer tentar é manter os banheiros limpos, que acabam sendo utilizados durante a noite por qualquer indivíduo, porém, não cuidam. Durante o dia é bem cuidado, a limpeza é feita todo o dia. Hoje [ontem], varremos toda área também.
Quando a guarda está no fim de semana, nenhum marginal fica por aqui”, explicou Zocoler, destacando que a prefeitura tem projeto para revitalizar e fazer várias mudanças.
PREFEITURA
A prefeitura informa que a documentação técnica para reforma das quadras poliesportivas e construção da nova quadra para futebol society no parque já foi enviada à Caixa Econômica Federal para análise do banco, visto que os recursos são oriundos de emendas parlamentares, mais contrapartida do município. A prefeitura aguarda aprovação da Caixa para fazer licitação e executar as obras. Com relação ao playground, o município foi contemplado com verba de R$ 500 mil para investir no parquinho e aguarda empenho dos recursos pelo governo federal.
Vale lembrar que, recentemente, a prefeitura colocou mais areia em alguns pontos do playground.
Quanto à segurança, a prefeitura realizou na semana passada limpeza e poda de árvores, além de ampliar a iluminação no entorno do Lago Azul para aumentar a sensação de segurança dos usuários.
A Guarda Civil Municipal faz rondas frequentes no local.