Visando estimular a participação em Políticas Públicas, a luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, com sinais de fraternidade,
a Campanha da Fraternidade 2019 terá como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27) e buscará conhecer como são formuladas e aplicadas as Políticas Públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro.
A Campanha da Fraternidade 2019 teve início nessa quarta-feira (6), em todo o país. A Igreja no Brasil, desde 1964, realiza a Campanha da Fraternidade e a cada ano propõe um tema e um lema específicos, tendo sempre como objetivo conduzir e orientar as reflexões nas comunidades e grupos de quarteirões para um despertar da consciência sobre a realidade social, visando a busca do bem comum.
Com este propósito, o Texto-Base desenvolvido pela Comissão Nacional da CF 2019 traz um vasto conteúdo que visa incentivar a participação de todo cidadão na construção de Políticas Públicas em âmbito nacional, estadual e municipal. Dividido no método ver, julgar e agir, o subsídio aponta uma série de iniciativas que ajudarão a colocar em prática as propostas incentivadas pela Campanha.
Durante a Campanha da Fraternidade, as paróquias são chamadas a promover ações para despertar a consciência e o interesse dos cristãos leigos e leigas para a importância de se acompanhar quais são os projetos de Políticas Públicas de sua cidade e participar dos Conselhos paritários municipais.
Como parte desse despertar, a Diocese de Piracicaba, por meio da Equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade, que tem como animador diocesano o diácono permanente Edgard Oliveira Batista, desenvolveu nas sete regiões pastorais encontros de formação, que contaram com a participação de mais de 1.500 agentes de pastorais e fiéis leigos e leigas. Agora, todos os que participaram dos encontros de formação são chamados a serem multiplicadores das informações recebidas.