Com o apoio total do prefeito assim como um entendimento com a Câmara dos vereadores, Francesco Rotolo vai em busca da construção de uma cidade melhor, com desenvolvimento sócio econômico e sustentável, gerando emprego e renda e, principalmente o bem estar de população rio-clarense.
Confira na sequência, a entrevista com Francesco Rotolo, secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento.
Diário – Qual a sua formação profissional?
Francesco Rotolo – Minha formação é em engenharia, sou empresário do ramo da construção civil, trabalhei por mais de 40 anos na Cesp/Elektro, sou consultor em treinamento e desenvolvimento, escritor com livros editados nas áreas de vendas e liderança, membro dos conselhos do Centro Cerâmico do Brasil e Crea, professor nas áreas de eletrotécnica, construção civil e gestão, e ex-superintendente do Daae de Rio Claro.
Diário – O que o levou a aceitar o cargo de secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento?
Francesco Rotolo – Possibilidade de implementação de projetos necessários para o desenvolvimento de Rio Claro, além de trazer para o serviço público conceitos de produtividade e governança corporativa, utilizados pela iniciativa privada e comprovadamente eficientes para a busca dos resultados.
Diário – Nesses 18 meses, dos quais você participa dessa secretaria apenas há cinco, quais foram os projetos planejados para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no município? E o que foi executado?
Francesco Rotolo – Modelagem que está em fase final de projeto para iluminação pública de Rio Claro, com tecnologia de “Smart City“que possibilita eficiência energética e solução técnica/financeira. E vários outros projetos em andamento ou já executados como: a implantação do Centro de Inovação Tecnológica (no antigo prédio da Unesp na Rua 11), sendo que Rio Claro ficou entre os oito municípios selecionados pelo estado, onde teremos incubadoras de empresas de alta tecnologia, Fab Lab, Cow Work e startups; a implantação da Univesp – Universidade Virtual de São Paulo, com cursos gratuitos em Engenharia de Produção, Engenharia da Computação e Pedagogia, totalizando 150 vagas/ano nas três modalidades, possibilitando a formação de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho, com professores da USP, Unicamp e Unesp; convênio com a Unesp para trabalhos conjuntos de desenvolvimento de Rio Claro; elaboração das leis complementares com visão urbanísticas desenvolvimentista e sustentável, em atendimento ao que preconiza a lei 128/17 do plano diretor. Status: em fase de coleta de dados; projeto Abrace uma Escola com parceria com a Tigre e Daae , com implantação de 32 cisterna de captação de águas pluviais em 29 escolas municipais; programa Via Rápida Emprego, que oferta vagas para qualificação de profissionais.
Diário – Quais os projetos desenvolvidos para que novas empresas se instalem no município?
Francesco Rotolo – Reunião e aproximação de empresários e agências de fomento, como Investe São Paulo, Desenvolve São Paulo e BNDS, buscando alternativas de linhas de créditos para novos projetos, projetos de ampliações e capital de giro, para as mais diversas empresas que se instalarem ou instaladas em Rio Claro. Também estamos providenciando a revisão da lei para ampliação dos benefícios do Proderc – Programa de Desenvolvimento de Rio Claro, dando mais incentivos para as empresas de instalarem ou ampliarem seus negócios em Rio Claro; cadastro de todas as áreas do município disponíveis para instalação das novas indústrias e suas respectivas regularizações fundiárias; chamamento Público para cadastro de todas as áreas particulares disponíveis para instalação de novas empresas; incentivos para a formação de mão de obra qualificada para atender o mercado de trabalho; agilidade na emissão de certidões e aprovação de projetos pela Prefeitura Municipal, buscando a velocidade característica dos empreendedores; implantação de procedimentos claros das etapas para abertura de empresas e os respectivos alvarás, bem como para aprovação dos projetos e do empreendimento; folder explicativo e vídeo institucional mostrando Rio Claro e tudo que a cidade pode oferecer; implantação do porto de importação, projeto da Ciesp/Fiesp com parceria da Prefeitura de Rio Claro, na área do Nido na Avenida Kennedy com a liberação e serviços alfandegários para despacho de 1500 containeres /mês podendo chegar a 3.000.
Diário – Há expectativas de novas indústrias se instalarem no município?
Francesco Rotolo – Sim, estamos negociando com várias empresas e propiciando segurança jurídica e de procedimentos para que isso aconteça.
Diário – Na sua opinião, quais são as necessidades de melhoras para que Rio Claro se mostre mais atraente á novas industrias?
Francesco Rotolo – Nossa secretaria tem sido um facilitador dentro da legislação e dos princípios fundamentais de técnicas, para criar em Rio Claro um ambiente de negócios com segurança jurídica e de procedimentos, transformando nosso Município em um ambiente seguro para que o empreendedor possa se instalar.
Muito claro, objetivo e inteligente o Engº Rotolo. Espero que ele tenha o apoio necessário do executivo e do legislativo para por em prática as suas idéias.