A Federação Paulista de Futebol realizou na tarde de quarta-feira (10), em sua sede, em São Paulo, o Conselho Técnico do Campeonato Paulista da Série A-2 de 2022.
Não houve alteração quanto à forma de disputa do campeonato, que continua sendo disputado na primeira fase em turno único, com as 16 equipes jogando entre si em um total de 15 jogos.
Ao final da primeira fase, classificam-se os 8 melhores times para a fase quartas de final, que será disputada em 2 jogos (ida e volta). Em caso de igualdade no placar agregado, a decisão irá para a disputa de pênaltis.
O árbitro de vídeo (VAR) será utilizado apenas a partir da fase quartas de final. O Campeonato Paulista da Série A-2 de 2022 irá promover o campeão e o vice da disputa para a Série A1 de 2023. As disputas terão início no dia 26 de janeiro e a grande final está prevista para o dia 17 de abril.
Cada equipe poderá inscrever até 26 atletas na lista A. Não haverá limite de atletas isncritos para a lista B, formada por atletas da categoria de base. Porém, apenas 7 atletas da Lista B poderão atuar simultaneamente.
As 16 equipes que estarão disputando a Série A2 no próximo ano são: Oeste FC, Rio Claro FC, A. Portuguesa de Desportos, SC Atibaia, RB Brasil, EC XV de Novembro de Piracicaba, AE Velo Clube, CA Juventus, AA Portuguesa Santista, Atlético Monte Azul, EC Taubaté, Grêmio Osasco Audax, AD São Caetano, EC São Bento, Primavera FC, CA Linense.
A grande novidade é que, em 2022, o Campeonato Paulista da Série A-2 será transmitido através de multiplataformas de mídia, que dará maior visibilidade aos clubes e possibilidade de acesso aos jogos para os torcedores que poderão acompanhar as disputas através da tevê (em canal fechado), além da internet e emissoras de rádio.
Na primeira fase, o Campeonato Paulista da Série A-2 terá a transmissão de 1 jogo por rodada e toda a fase final no Youtube. A HBO Max e a Estádio TNT Sports também fecharam acordo com a FPF para a transmissão de 1 jogo por rodada e toda a fase final da competição. O Canal Paulistão Play continuará transmitindo os jogos como já fez em 2021.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Rodrigo Corsi