Estão sendo feitas na página da Liga Nacional de Basquete (LNB) as divulgações dos indicados às categorias da Premiação Alternativa do NBB 2019/2020. Nessa semana, foram divulgados os concorrentes na categoria de “Foto do Ano”, e dentre elas está um dos registros feitos pelo rio-clarense Filippo Ferrari, que clicou um momento mais do que simbólico para o Rio Claro Basquete. Estão na disputa, ainda, Antonio Penedo (Mogi), Beto Miller (Corinthians) e Ricardo Bufolin (Pinheiros).
Segundo a LNB, essas fotos estiveram entre as mais escolhidas na pré-votação da Premiação Alternativa, que contou com votos de equipes de comunicação e marketing dos clubes do NBB, imprensa especializada, influenciadores, narradores, comentaristas e repórteres que atuaram na última temporada do NBB.
“Eu fiquei muito feliz por ter sido escolhido é uma realização ser escolhido entre vários fotógrafos. E é ainda mais legal por ser neste ano, quando o Rio Claro não vai disputar a NBB, então fica a lembrança da emoção dos jogos do Leão”, disse Filippo em entrevista ao Diário do Rio Claro.
O fotógrafo conta que a foto escolhida foi feita em uma partida realizada no Felipão, no dia 14 de janeiro deste ano, pela temporada 2019/2020 do NBB, quando o Rio Claro enfrentou o São Paulo. “A atmosfera estava incrível, com casa cheia, a torcida estava muito animada, ainda mais jogando com um grande time como é o São Paulo”, descreve.
Segundo Filippo, o Jogo começou muito equilibrado, porém a partir do terceiro quarto o Rio Claro teve uma pequena vantagem e os ‘nomes do jogo’ começaram a aparecer, Gerson e Sahdi estavam em uma noite muito boa. “Chegando no final do terceiro quarto eu sempre troco de lente, prefiro uma grande angular (mais aberta) para pegar as reações do banco ou alguma graça do Leônidas e com essa lente na câmera fui para trás do banco do Rio Claro para esperar o fim do período, mas sem perder a atenção no jogo. Vi que o Gerson saiu em disparada para o garrafão, na hora pensei que ele iria enterrar e como eu estava com uma lente muito aberta não iria pegar a clássica foto de enterrada, que é muito mais fechada. Nessa hora vi os jogadores do banco levantando e depois de um passe em profundidade do Enzo Ruiz, o Gerson veio para a enterrada e sem hesitar fiz uma sequência de fotos com o foco no Gerson e conforme o Sahdi começou a rodar a toalha, o enquadrei no primeiro plano. Foi tudo em uma fração de segundos, na foto é possível ver que tudo isso foi feito antes da bola bater no chão. Gostei muito do resultado da composição da foto, que além do Gerson pendurado no aro e o Sahdi comemorando é possível ver a arquibancada toda lá atrás comemorando com eles e, claro, por ter saído do comum das fotos de enterrada que estamos acostumados a ver”, descreve.
VOTAÇÃO
Ao contrário de outras categorias, a foto vencedora será decidida por vocês, fãs, através de votação popular no instagram oficial do NBB. A dinâmica funcionará da seguinte forma: a foto com maior engajamento nas redes sociais até o dia da Festa de Premiação, que acontecerá no dia 08 de outubro, às 19h, no Facebook do NBB, receberá o prêmio.
“Agora é votação do público e conto com a colaboração de todos os rio-clarenses e torcedores do basquete, mas de qualquer forma estar entre os finalistas já é um grande destaque”, aponta Filippo.
PREMIAÇÃO
A Premiação Alternativa foi criada em 2016 pela LNB com o intuito de valorizar aspectos de fora das quatro linhas que também são importantes no ecossistema do NBB. A premiação foi realizada por dois anos (2016/2017 e 2017/2018) e agora será retomada para coroar os principais personagens da temporada 2019/2020.
Além desta, as demais categorias que terão seus vencedores divulgados na Festa de Premiação são: Mascote do Ano, Torcida do Ano, Campeão das Mídias (clubes), Fotógrafo do Ano, Trabalho Audiovisual do Ano, Troféu Hashtag, Jogador Mais Estiloso, Melhor Companheiro de Equipe, Melhor Perfil de Conteúdo, Texto do Ano, Melhor Ação de Marketing e Melhor Ativação de Quadra. Além disso, serão anunciados também os vencedores dos tradicionais prêmios do “NBB Social”: Ação Pontual e Ação Rotineira.
Foto: Filippo Ferrari