As instalações do novo prédio que vai abrigar o Fórum de Rio Claro foram entregues em 18 de junho deste ano, durante cerimônia que reuniu autoridades locais e estaduais, da política e do Poder Judiciário. Na época, conforme divulgado pela prefeitura, a expectativa era de que o atendimento no novo Fórum acontecesse em 60 dias.
Porém, como apurado pelo Diário do Rio Claro, a mudança ainda não tem data definida. “O TJSP fez alguns apontamentos de correção nas obras e que devem ser atendidos pela construtora antes do recebimento definitivo pelo Poder Público. Sem essas correções, o Tribunal não pode instalar equipamentos no prédio, nem autorizar a mudança pra lá. Estamos aguardando essas correções”, explicou o diretor do fórum local, juiz Cláudio Luiz Pavão.
O prédio construído na Cidade Judiciária, atrás da Unesp no bairro Vila Nova, vai abrigar a vara criminal, já as varas cíveis e da família vão permanecer na Avenida 5, região central.
Durante a entrega das instalações, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Geraldo Francisco Pinheiro Franco que esteve presente, destacou os esforços do TJSP para melhores condições de trabalho do Poder Judiciário e frisou que a nova sede é necessária.
A obra teve recursos do governo do estado e foi realizada em parceria com a prefeitura de Rio Claro. A construção iniciada em 2010 teve várias paralisações. Conforme a prefeitura informou, a demora na conclusão envolveu paralisação dos trabalhos, cancelamento de contrato com empresa construtora, novo processo de contratação para a execução da obra e outros contratempos. O novo fórum recebeu o nome do juiz Luiz Gonzaga de Arruda Campos.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação