O entusiasmo que levou um grupo de marianos, religiosos do bairro Santa Cruz, a se reunirem ao final da década de 1930 para formar um clube de futebol amador em Rio Claro permanece vivo e cada vez maior.
O Juventude Futebol Clube é essa agremiação que hoje completa 84 anos de muitas vitórias e conquistas inesquecíveis, que lhe permitem ter uma repleta e bonita sala de troféus em sua sede, o estádio VI Distrital Irineu Manoel de Castro, conquista que demandou uma luta árdua e constante durante as décadas de 1970 e 1980, principalmente, e que teve à frente José Guarino Jr., sem dúvida, um dos mais destacados dirigente do Juventude FC.
Atualmente afastado da vida cotidiana do clube, foram inúmeras as vezes que o Sr. Guarino trazia toda segunda-feira, à redação deste Diário, as notícias dos jogos do Juventude aos finais de semana, em todas as suas categorias, notas redigidas de próprio punho, inicialmente, e, depois, com a máquina de escrever.
E quando se fala em Juventude FC, fala-se em todas as categorias, que compreende as diversas faixas etárias. O clube sempre movimentou desde a categoria dente de leite, infantil, juvenil, amador e veteranos, atuando com destaque em todas elas.
É comum encontrar no Juventude FC, atletas da categoria amadora e também veteranos que jogam pelo time desde as categorias de base. É o caso do vice-presidente Ricardo Zumpano, uma força jovem que ao lado do presidente Luiz Rocha, deram um novo dinamismo ao clube, fazendo que ele permanecesse forte e atuante no cenário esportivo rioclarense.
Em bate papo informal pelas redes sociais com a redação do D’Esportes, Zumpano disse que o Juventude FC tem planos audaciosos para a próxima temporada, dentre eles, reconquistar o título de campeão da categorias veteranos 3.8, que escapou esse ano, e conquistar finalmente a taça que falta na galeria de troféus do clube, a de campeão amador pela Liga Municipal de Futebol.
Além disso, é intenção também, da atual diretoria, continuar prestigiando e fortalecendo as categorias de base que, atualmente, é coordenada pelo Prof. Paulinho Ignácio, que retorna ao clube, após um período ausente.
O cuidado que as diretorias do Juventude FC sempre tiveram com as instalações do estádio distrital Irineu Manoel de Castro, merece igualmente toda a atenção da atual diretoria que já providenciou a adubação do gramado do campo de jogo.
Vale destacar que o estádio VI Distrital é um dos mais bonitos e bem cuidados de Rio Claro, possuindo ótimas instalações para, inclusive, a realização de eventos comemorativos e sociais.
O clube mantém ainda o tradicional bar social, em torno do qual, após os jogos, e às quintas-feiras, à noite, dirigentes, torcedores e simpatizantes do Juventude se reúnem para desfrutarem da sauna que o Albiceleste do Bairro Wenzel oferece e botar a conversa em dia, enquanto desfrutam deliciosos quitutes e aquela “breja” gelada.
Entre os muitos clubes amadores surgidos em Rio Claro, alguns até já desapareceram e outros, infelizmente, parecem indicar o mesmo caminho, o Juventude FC, entretanto, graças ao trabalho dos abnegados dirigentes que o conduziram desde sua fundação, somado aos esforços e ao comprometimento de atletas, torcedores e inúmeros simpatizantes, permanece em atividade, firme e cada vez mais forte, sempre em busca de vitórias e títulos que engrandeçam ainda mais a sua rica e admirável história.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Reprodução Rede Social