A forte chuva que caiu na cidade de Rio Claro na noite desta quinta-feira (13) causou alagamentos em vários pontos da cidade, gerando, inclusive, congestionamento nas principais vias. Vários bairros ficaram sem energia elétrica.
Os efeitos do temporal foram vistos em diversas regiões do município. No Jardim Público, as estruturas das barracas dos ambulantes foram arrastadas. Na Rua 4 com a Avenida 5, motos caíram e foram levadas pela enxurrada. Até o portão de uma casa em construção foi abaixo.
No momento, funcionários da Prefeitura passavam pelo local para retirar o lixo. Eles tiveram que retirar o portão da via, assim como troncos e várias folhagens.
Nas redes sociais circulam vídeos do momento em que uma parte do teto do Shopping Rio Claro desabou. O estabelecimento, ainda na noite de ontem enviou comunicado oficial sobre a situação. “As equipes de manutenção e operações atuaram com agilidade para minimizar os transtornos para clientes e lojistas. A administração por prudência cancelou a sessão de teatro infantil que aconteceria na noite de ontem”, emitiu em nota.
Ao Diário do Rio Claro, funcionários de uma farmácia mostraram registros do teto desmoronado. A loja ficou destruída e precisou ser interditada. Os profissionais foram transferidos para outra unidade.
A forte chuva que durou alguns minutos foi suficiente também para a queda de árvores.
Segundo Carlo Burigo, técnico do Ceapla (Centro de Análise e Planejamento Ambiental), o que aconteceu na região foi a famosa chuva de verão. Até o fechamento desta edição, o Ceapla havia computado 34 milímetros na estação.
Ventos de até 72 km/h
A velocidade do vento chegou a 72 km/h. Até às 21h, a Defesa Civil do município havia registrado dezenas de ocorrências referentes à queda de árvores, abertura de buracos em vias públicas e comprometimento do fornecimento de energia elétrica, bem como inundação em algumas casas.
A Avenida Visconde, a Avenida 16 no Jardim São Paulo, o trevo da Viviani e a Avenida Amaral Gurgel apresentaram pontos de alagamento. Não houve desabrigados e nem feridos.
O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) precisou acionar as equipes para restabelecer o funcionamento da estação de tratamento de água do bairro Cidade Nova, que parou de funcionar por causa da falta de energia elétrica.
“Felizmente ninguém se feriu. Amanhã logo cedo vamos finalizar o levantamento dos estragos e continuar o trabalho de recuperação dos danos”, informou o prefeito Gustavo Perissinotto em nota enviada pela Prefeitura.
Além do Daae e concessionária Elektro, equipes da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e a Guarda Civil Municipal estavam trabalhando desde os primeiros momentos da tempestade.
Fotos: Divulgação