A penúltima etapa da temporada 2021/2022 da Fórmula E é neste final de semana, com o eP de Londres, programado para acontecer neste sábado e domingo — em rodada dupla.
E a corrida em território britânico marca a primeira decisão do ano na categoria, já que pela primeira vez, um piloto poderá sair com o título sacramentado da ExCel Arena — ainda que as probabilidades indiquem uma definição do título apenas em Seul.
Stoffel Vandoorne, Edoardo Mortara e Mitch Evans brigam ponto a ponto pelo título da temporada, em um grupo que ainda conta com a presença de Jean-Éric Vergne — este mais longe dos outros competidores após o péssimo final de semana em Nova York, quando saiu completamente zerado.
A possibilidade de que um dos pilotos saia de Londres com o título garantido é pequena, pois seria necessário dominar o final de semana — algo como Evans fez em Roma, vencendo as duas e somando 50 pontos em apenas uma etapa.
E em mais uma corrida que vai contar com limite de potência para forçar os pilotos a gerenciarem suas cargas de bateria, a principal modificação fica por conta do traçado: a temida sequência de hairpins no segundo setor da pista foi completamente retirado e substituído por uma chicane, que promete afetar consideravelmente a pilotagem e os tempos de volta.
Dos 22 pilotos no grid, estão os brasileiros Caio Collet e Lucas Di Grassi, que está na sétima colocação do mundial com 84 pontos.
As duas corridas de Londres serão exibidas pelo SporTV3 e a TV Cultura. As largadas estão marcadas para às 11h da manhã (de Brasília) tanto no sábado quanto no domingo.
Por E, Cortez / Foto: Divulgação