E quem venceu, de ponta a ponta, o ePrix de Berna foi o líder da temporada Jean-Eric Vergne! Largou na ponta, venceu e disparou na liderança da temporada 2018/2019, que chega à sua reta final. Mitch Evans largou logo atrás e acompanhou Vergne por quase toda a prova. Buemi também terminou na posição de largada – 3º.
A prova foi marcada por bandeira vermelha ainda na primeira volta e os pilotos tiveram que gerenciar a chuva forte no final. Em relação aos brasileiros, Felipe Massa ficou com a 9ª posição e Di Grassi, vice-líder da temporada com 98 pontos, terminou em 10º.
Desapontado
Massa ficou decepcionado com a decisão tomada pelos comissários após o engavetamento na primeira curva do ePrix de Berna, embora tenha terminado a prova entre os dez primeiros colocados.
No treino classificatório, Ele obteve apenas o 12º lugar. E na largada, conseguiu evitar o engavetamento e pulou para o quarto lugar. Porém, as posições voltaram a ser as mesmas de largada após a bandeira vermelha.
Durante a prova, Massa conseguiu manter um bom ritmo, e no final, recebeu a bandeirada na nona colocação, suportando uma grande pressão de seu compatriota Lucas di Grassi nas últimas curvas.
“Fiquei muito desapontado com a decisão sobre o acidente na primeira curva. Não foi uma decisão tomada pelos melhores interesses do esporte, mas depois reiniciei a corrida em 11º e terminei em 9º”, comentou Felipe Massa.
Apesar da frustração, Felipe Massa ainda tem um desafio nesta sua temporada inaugural no campeonato de monopostos elétricos: a rodada dupla de Nova Iorque, que será disputada nos dias 13 e 14 de julho, encerrando a temporada 2018-19 da Fórmula E.
Punição a André Lotterer faz Di Grassi retornar à vice-liderança
Uma punição aplicada ao alemão André Lotterer (equipe DS Techeetah) recompôs a classificação dessa 11ª etapa do Campeonato. O piloto alemão não respeitou a luz que proíbe a saída dos boxes minutos antes da relargada da prova.
Lotterer havia sido envolvido no acidente que interrompeu a corrida logo na primeira volta e foi aos pits para trocar o bico de seu carro. Por não respeitar a sinalização na saída do box, ele teve 22 segundos adicionados ao seu tempo final de corrida, caindo do quarto para o 14º lugar.
Com isso, o brasileiro Lucas Di Grassi passa a ser o nono colocado no e-Prix, retornando à vice-liderança da competição. Lucas soma 98 pontos e está atrás apenas do francês Jean-Eric Vergne, também da DS Techeetah, que soma 130.