A Fórmula E é a primeira grande categoria internacional a colocar os carros na pista este ano. A corrida acontece em Santiago, no sábado, dia 18 de janeiro, para a terceira etapa da temporada (a primeira e segunda etapas – em sistema de rodada dupla – aconteceu dia 22/11/2019 em Diriyah – Arábia Saudita).
É a terceira vez na história da categoria que o ABB FIA Formula E Championship retorna ao Chile, este ano com 24 carros e pilotos se enfrentando nas arborizadas ruas da capital chilena, tendo os Andes como um pano de fundo espetacular. Entre eles estarão brigando pelo pódio os brasileiros Felipe Massa, da equipe Venturi, e Lucas di Grassi, pela Audi Sport Team Abt.
O último E-Prix de Santiago viu Sam Bird vencer. O piloto da Envision Virgin Racing obteve uma vitória confortável na difícil temperatura quente, caçando e ultrapassando o novato da Mahindra Racing, Pascal Wehrlein.
Terceira etapa da temporada será realizada neste sábado, no Chile (Foto: FIA F-E)
ePrix de Santiago: FE faz alterações no layout do circuito do Parque O’Higgins
A Fórmula E divulgou o novo layout do circuito que mostra várias alterações da pista, enquanto a categoria totalmente elétrica chega em sua terceira etapa da temporada 2019/20.
O pit lane foi movido para o outro lado da pista, agora à esquerda dos pilotos e dentro do circuito, e uma chicane apertada no meio da reta curva foi completamente removida. Os dois hairpins também foram reposicionados.
Uma curva adicional foi colocada no começo da volta, configurando uma sequência esquerda/ direita ao invés da longa curva 1.
O circuito para 2020 terá 11 curvas, três a menos que o layout do ano passado.
Várias mudanças foram realizadas no circuito do Parque O’Higgins para ePrix de Santiago (Foto: FIA F-E)
Leclerc elege “ídolo” Senna como piloto que gostaria de enfrentar e elogia Vettel
Charles Leclerc admitiu que ainda tem muito a aprender com o companheiro de Ferrari, Sebastian Vettel, apesar de uma forte primeira temporada contra o tetracampeão mundial.
O monegasco conquistou mais poles, vitórias e pontos que Vettel durante o campeonato de 2019, que incluiu alguns momentos polêmicos entre os dois, incluindo a batida no GP do Brasil.
“Aprendi muito, muito mesmo”, disse Leclerc sobre o trabalho com Vettel. “Quero dizer, ele é extremamente profissional e está entrando bastante nos detalhes. E Seb também é uma pessoa muito legal.”
“Estávamos trabalhando bem juntos. Obviamente, tivemos nossos momentos na pista, nos quais aprendemos juntos, e espero que isso não aconteça novamente, como no Brasil.”
“Mas, no final, acho que estamos maduros o suficiente para trabalhar juntos e tentar desenvolver o tipo da maneira certa”.
Embora a Ferrari não tenha conseguido brigar pelo título no ano passado, Leclerc disse que as ambições a curto prazo permanecem altas antes de uma campanha que ele acredita ser crucial para lançar as bases para 2021.
“Acho que 2020 será um ano muito importante, onde as equipes investirão muito, obviamente, porque o limite do orçamento estará chegando em 2021.”
Perguntado sobre qual piloto do passado ele gostaria de competir, a resposta agradou os fãs brasileiros de F1: “[Ayrton] Senna, sem dúvida. Ele é o único ídolo que já tive, mesmo que nunca o tenha visto na vida real.”
“Ele sempre foi uma pessoa que me inspirou muito. Então, se há uma pessoa, é ele”, concluiu.
Contrato de Leclerc é estendido por mais quatro anos
Charles Leclerc estreou na Fórmula 1 ano passado pela Sauber e é um dos destaques da nova geração de pilotos da categoria. Ao ser chamado pela Ferrari no final de 2018, Leclerc prometia ser um dos melhores do grid de 2019, o que aconteceu. O número 16 conquistou um total de duas vitórias (consecutivas), dez pódios e sete poles.
Charles comentou a extensão de seu contrato com a Ferrari: “Estou muito feliz por ficar com a Scuderia Ferrari. Mal posso esperar para desfrutar de um relacionamento ainda mais profundo com a equipe após o intenso e emocionante 2019. Estou ansioso para ver o que o futuro reserva e mal posso esperar para continuar novamente na próxima temporada”, disse o piloto, que teve seu contrato renovado até 2024.
O chefe da equipe, Mattia Binotto, afirmou:
“A cada corrida, nosso desejo de estender nosso contrato com Charles se tornava cada vez mais evidente. Isso demonstra que Charles e a escuderia têm um futuro firme juntos. Charles faz parte da nossa família desde 2016 e estamos mais do que orgulhosos dos resultados que estamos alcançando com a nossa Academia. Estamos, portanto, muito satisfeitos em poder anunciar que ele estará conosco por muitos anos. Tenho certeza de que juntos escreveremos muitas novas páginas na história do Cavalo Empinado.”
Fórmula 1 considera mudanças: motor dois tempos e combustível ecológico
A F1 considera a possibilidade de mudar para motores dois tempos em um futuro próximo, segundo o diretor técnico da categoria, Pat Symonds.
Os motores dois tempos são amplamente conhecidos pelo seu uso em veículos de menor porte, como cortadores de grama, motocicletas e karts, mas também existem motores de grande porte, a Diesel, usados principalmente para propulsão naval. Antigamente, eram conhecidos por usarem muito combustível e terem baixas emissões, já que a queima de óleo e de combustível produz uma grande quantidade de fumaça.
Contudo, Symonds acredita que esses problemas não são mais uma realidade e atualmente trabalha em “qual será o futuro das nossas unidades de potência”.
“Estou muito interessado que seja um (motor) dois tempos. Muito mais eficiente, um som excelente e os muitos problemas com os antigos dois tempos não são mais relevantes”, finalizou.
FOTO: Leclerc permanece pelo menos mais cinco temporadas na Ferrari (Foto: reprodução Twitter oficial @ScuderiaFerrari)