Na madrugada brasileira deste sábado, a Fórmula 1 realizou a classificação para o GP do Japão, quarta de 24 etapas da categoria neste ano. E quem ficou com a pole position em Suzuka foi Max Verstappen, da Red Bull, com a marca de 1:28.197. É a quarta pole do holandês em quatro provas no ano.
Sergio Pérez, companheiro do tricampeão na equipe austríaca, ficou com o segundo lugar, a apenas 0.066 da melhor marca. Lando Norris, da McLaren, é o terceiro do grid.
A Ferrari não repetiu o desempenho competitivo mostrado na Austrália: Carlos Sainz larga em quarto, enquanto Charles Leclerc é o oitavo. Na Mercedes, Lewis Hamilton sai do sétimo lugar, com George Russell em nono.
Completando as dez primeiras posições, Fernando Alonso (Astin Martin) é o quinto, Oscar Piastri (McLaren) é o sexto, enquanto Yuki Tsunoda (Racing Bulls) fecha a quinta fila na décima colocação.
Os pilotos voltam à pista nesta madrugada de sábado domingo, às 2h (horário de Brasília), para a largada do Grande Prêmio do Japão, com transmissão da Band e Bandsports.
Resultado e grid de largada:
- Max Verstappen (RBR) 1m28s197
- Sergio Pérez (RBR) +0s066
- Lando Norris (McLaren) +0s292
- Carlos Sainz (Ferrari) +0s485
- Fernando Alonso (Aston Martin) +0s489
- Oscar Piastri (McLaren) +0s563
- Lewis Hamilton (Mercedes) +0s569
- Charles Leclerc (Ferrari) +0s589
- George Russel (Mercedes) +0s811
- Yuki Tsunoda (RB) +1s216
- Daniel Ricciardo (RB) Q2
- Nico Hulkenberg (Haas) Q2
- Valtteri Bottas (Sauber) Q2
- Alex Albon (Williams) Q2
- Esteban Ocon (Alpine) Q2
- Lance Stroll (Aston Martin) Q1
- Pierre Gasly (Alpine) Q1
- Kevin Magnussen (Haas) Q1
- Logan Sargeant (Williams) Q1
- Guanyu Zhou (Sauber) Q1
Verstappen celebra pole, mas descarta volta perfeita no Japão: “Nem sempre é o caso”
“No geral, um dia muito bom e uma bela posição inicial para a corrida, que é o que conta. Para a equipe, a dobradinha é ainda melhor e espero que sigamos assim até o final”, analisou Max Verstappen após a sessão classificatória para o GP do Japão, onde conquistou a quarta pole position da temporada, com o companheiro de equipe Sergio Pérez largando em segundo e garantindo a dobradinha da Red Bull.
Verstappen desfruta do carro como poucos e, por isso, está mais preocupado em largar na frente do que fazer uma volta perfeita e isso não tira o sono do tricampeão. “Foi bem disputado no final, no entanto, o mais importante é estar na pole. É claro que você quer que cada volta seja perfeita mas, em uma pista como esta, nem sempre é o caso“, completou.
Por E. Cortez